DOS FREAK SHOWS AO PRIMEIRO CINEMA: OS MONSTROS INVADEM A TELA

Revista Livre de Cinema

Endereço:
Rua Papa João XXIII, 46 - ap. 404 - Centro Cívico
Curitiba / PR
80530-030
Site: http://relici.org.br/index.php/relici
Telefone: (41) 9998-8773
ISSN: 2357-8807
Editor Chefe: Fernando Antonio Prado Gimenez
Início Publicação: 01/01/2014
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Multidisciplinar

DOS FREAK SHOWS AO PRIMEIRO CINEMA: OS MONSTROS INVADEM A TELA

Ano: 2020 | Volume: 7 | Número: 2
Autores: I. M. Krambeck
Autor Correspondente: I. M. Krambeck | [email protected]

Palavras-chave: primeiro cinema, freak shows, George Meliès, Tod Browning, Monstruosidade

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O objetivo principal deste artigo é, de forma sucinta, relacionar historicamente a figura do “monstro” que realizava performances em freak shows ocidentais, com a indústria cinematográfica do primeiro cinema, no começo do século XX. Buscaremos assim, com o auxílio de trabalhos dos pesquisadores Flávia Cesarino Costa e JeanJacques Courtine mostrar como esse “monstro” deixa os palcos, para ser readaptado nas telas cinematográficas. Desta forma, segundo pesquisadores, corpos não normativos que antes eram expostos em apresentações, passam a ter sua representação na gênese desse cinema, que comercializa a imagem desse corpo bizarro e lucrativo.