Dos galpões industriais aos espaços públicos da cidade: alguns processos de configuração espacial nas artes da cena brasileira

Urdimento

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta - 1907 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035-901
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/index
Telefone: (48) 3664-8353
ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Dos galpões industriais aos espaços públicos da cidade: alguns processos de configuração espacial nas artes da cena brasileira

Ano: 2020 | Volume: 2 | Número: 38
Autores: Evelyn Furquim Werneck Lima
Autor Correspondente: Evelyn Furquim Werneck Lima | [email protected]

Palavras-chave: Espaço teatral, dinâmica cênica, espaços encontrados, arquitetura teatral, espaço-evento

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Espaços não convencionais utilizados para a performance e o teatro têm sido cada vez mais apropriados pelos encenadores contemporâneos, principalmente em razão das qualidades espaciais com quais a dinâmica cênica atual envolve performers e participantes, em geral intitulada site-specific. Com base nas teorias de Carlson (1989, 2012), Rufford (2015) e Pearson (2001), discutem-se neste artigo ocupações de diferentes configurações espaciais, seja em galpões industriais, seja em espaços públicos ou semipúblicos da cidade que asseguram uma relação participativa entre palco e plateia e estabelecem papel relevante na fruição entre o corpo e o espaço, fora do edifício teatral.



Resumo Inglês:

Unconventional spaces used for performance and theater have been increasingly appropriated by contemporary directors, mainly due to the spatial qualities with which the current scenic dynamics involves performers and participants, generally called site-specific. Based on the theories of Carlson (1989, 2012), Rufford (2015) and Pearson (2001), this article discusses occupations of different spatial configurations, whether in industrial warehouses, in public or semi-public spaces in the city that ensure a participatory relationship between stage and audience and establish a relevant role in fruition between body and space, performed outside the theater building.



Resumo Espanhol:

Los espacios no convencionales utilizados para la actuación y el teatro han sido cada vez más apropiados por los directores contemporáneos, principalmente debido a las cualidades espaciales con las que la dinámica escénica actual involucra a artistas y participantes, generalmente llamadas site-specific. Basado en las teorías de Carlson (1989, 2012), Rufford (2015) y Pearson (2001), este artículo discute las ocupaciones de diferentes configuraciones espaciales, ya sea en almacenes industriales, en espacios públicos o semipúblicos de la ciudad que aseguran una relación participativa entre el escenario y la audiencia y establecen un papel relevante en la fruición. entre cuerpo y espacio, realizado fuera del edificio del teatro.