Este artigo tem como objetivo apresentar a doutrina das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (ROTA), destacando a moralidade nela descrita e imposta. A “Doutrina de ROTA”, categoria nativa dos sujeitos da pesquisa, carrega em si uma série de histórias e prescrições morais que orientam as práticas profissionais e pessoais dos policiais que pertencem a este batalhão da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP). Neste sentido, a “doutrina de ROTA” passa a ser uma cruzada moral dos policiais, uma forma constante de ação que demonstra uma resistência a mudanças sociais e institucionais. Ao analisar a produção bibliográfica de policiais que já passaram pelo batalhão, além de outras fontes discursivas colhidas durante a realização do campo, constatou-se que um padrão discursivo que sempre evocava a “doutrina de ROTA”, uma forma organizacional de organizar e consolidar uma forma de “fazer polícia”. Contudo, essa uniformização demonstrou uma forma política e militarizada de conduzir práticas e disputar moralidades, seja internamente na PMESP, seja na sociedade. O resultado de pesquisa demonstrou como essa dinâmica interna produziu uma visão de mundo que busca uma uniformização de condutas, cujo objetivo é ressaltar a imagem de heroísmo e bravura tanto do policial de ROTA, quando do 1° Batalhão de Polícia de Choque.
This article aims to present the "doctrine" of the Ostensive Rounds Tobias de Aguiar (ROTA in brazilian portuguese), highlighting the morality described and imposed in it.The “ROTA's Doctrine”, a native category of the research subjects, carries a series of stories and moral prescriptions that guide the professional and personal practices of the policemen who belong to this battalion of the Military Police of the State of São Paulo (PMESP ptbr). In this sense, the “ROTA doctrine” becomes a moral crusade for the force, a constant form of action that demonstrates resistance to social and institutional changes. When analyzing the bibliographic production of police officers who have already passed through the group, plus other discursive sources collected in the field, emerged a discursive pattern that always evoked the the doctrine, an organizational way of real “police job”. However, this uniformity demonstrated a political and militarized form of conducting practices and disputing moralities, either internally in "PMESP" or society. The research demonstrated how this internal dynamics produced a worldview that seeks to standardize conduct, whose objective is to underline the image of heroism and bravery from both the ROTA police officer and their Battalion.