Dentro do contexto das mudanças tecnológicas que afetaram
a indústria fonográfica, o objetivo deste estudo é contribuir para a melhor
compreensão a respeito de como consumidores de música digital percebem
e entendem o “consumo ilegal†de música por meio da “pirataria virtualâ€.
A partir de uma abordagem qualitativa, baseada no referencial de resistência
do consumidor, foram identificadas quatro formas de resistência: 1) força de
oposição ao mercado; 2) agência do consumidor; 3) “saÃdaâ€; e 4) divergência
diante da prática do mercado.
Considering the technological changes which affected the
phonographic industry, the present paper intends to contribute to a better
comprehension of the way in which consumers perceive and understand the
“illegal-consumption†of music through “virtual piracyâ€. Using a qualitative
approach, based on consumer resistance, the authors identified four types of
resistance: 1) the strong opposition to the market; 2) consumer agency; 3) “exitâ€;
and 4) divergences from the market practices.
En el contexto de los cambios tecnológicos que afectaron la
industria fonográfica, el objetivo de este estudio es contribuir a una mejor
comprensión acerca de la manera en que los consumidores de música digital
perciben y entienden el “consumo ilegal†de música por medio de la “piraterÃa
virtualâ€. Desde un enfoque cualitativo, basado en el referencial de la resistencia
del consumidor fueron identificadas cuatro formas de resistencia: 1) fuerza de
oposición al mercado; 2) agencia del consumidor; 3) “salidaâ€; y 4) divergencia
frente a la práctica del mercado.