O estudo de João Roberto Faria abarca toda a dramaturgia nascida no século 19 no Brasil, tematizando a presença de pretos e pretas sobre as ribaltas, bem como sua recepção crítica através da imprensa do período. São abordadas desde as primeiras menções, através de figurantes sem falas, até seus protagonistas maiores, já no período próximo à abolição. A análise contempla, igualmente, o papel e a função das associações pró-abolição e os espetáculos em benefício destinados à alforria, o teatro amador, a participação de artistas e companhias teatrais no movimento.
João Roberto Faria's study encompasses all the dramaturgy born in the 19th century in Brazil, thematizing the presence of black people in the limelight, as well as their critical reception through the press of the period. They are addressed from the first mentions, through extras without speaking, to their major protagonists, already in the period close to the abolition. The analysis also contemplates the role and function of pro-abolition associations and benefit shows intended for manumission, amateur theater, the participation of artists and theater companies in the movement.
El estudio de João Roberto Faria abarca toda la dramaturgia nacida en el siglo XIX en Brasil, tematizando la presencia del negro en los escenarios, así como su recepción crítica a través de la prensa de la época. Acercase desde las primeras menciones, a través de extras sin hablar, a sus grandes protagonistas, ya en el período cercano a la abolición. El análisis también incluye el papel y la función de las asociaciones abolicionistas y los espectáculos filántropos destinados a la manumisión, el teatro amateur, la participación de artistas y compañías teatrales en el movimiento.