FROM DRUM TO “WORK”: SOME OUTLINES ABOUT THE ASPECTS OF EXÚS AND POMBAGIRAS IN A MINE TERRESTOR IN NORTHEAST OF PARÁ

Margens

Endereço:
Rua Manoel de Abreu - Campus de Abaetetuba - Multirão
Abaetetuba / PA
66440-000
Site: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens
Telefone: (91) 3201-7083
ISSN: 1982-5374
Editor Chefe: AUGUSTO SARMENTO-PANTOJA
Início Publicação: 15/01/2004
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

FROM DRUM TO “WORK”: SOME OUTLINES ABOUT THE ASPECTS OF EXÚS AND POMBAGIRAS IN A MINE TERRESTOR IN NORTHEAST OF PARÁ

Ano: 2021 | Volume: 15 | Número: 24
Autores: Victor Lean do ROSÁRIO, Carla Figueiredo Marinho SALDANHA, Raquel Oliveira de ABREU
Autor Correspondente: Victor Lean do ROSÁRIO | [email protected]

Palavras-chave: Symbology. Exus and Pombagiras. Identities.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo tem por objetivo apresentar aspectos referente as simbologias dos Exus e Pombagiras no Terreiro Mina Nagô Cabocla Mariana e Tapinaré das Matas, na cidade de Igarapé-Açu, nordeste paraense. Metodologicamente esta pesquisa foi construída a partir de um esboço etnográfico, tendo a observação participante e o diálogo contínuo com as entidades um ponto fundamental. A partir da exposição dos códigos culturais do “Terreiro” durante o artigo, percebe-se que a título de (in)conclusão, os Exus e Pombagiras ressignificam suas simbologias, (re)criando novas identidades, experiências e (r)existências dentro do corpo umbandista, relacionando e revendo a aproximação entre o mundo sobrenatural e o social. 



Resumo Inglês:

This article aims to present aspects referring to the symbols of the Exus and Pombagiras in the Terreiro Mina Nagô Cabocla Mariana and Tapinaré das Matas, in the city of Igarapé-Açu, northeast of Pará. Methodologically this research was built from an ethnographic outline, with participant observation and continuous dialogue with the entities a fundamental point. From the exposure of the cultural codes of the “Terreiro” during the article, it is clear that as a (in) conclusion, the Exus and Pombagiras resignify their symbologies, (re) creating new identities, experiences and (r) existences within the umbanda body, relating and reviewing the approximation between the supernatural and the social world.