Este artigo discute duas concepções relativas a dois problemas filosóficos e apresenta
formulações teóricas mais compatíveis com as demais dimensões da proposta epistemológica de
Popper. O primeiro problema é: o conhecimento corresponde ao seu conteúdo? Mostramos que a
concepção de verdade correspondencial, defendida pelo autor, não é a mais adequada e que uma
concepção coerentista falibilista, articulada com uma ontologia relacional, é mais apta ao sistema
teórico de Popper. O segundo problema é: a totalidade do existente pode ser apreendida por
teorias científicas ou abordagens teóricas dessa ordem guardam, necessariamente, elementos
metafísicos? Sustentar-se-á que a concepção de demarcação entre ciência e não ciência é impeditiva
à constituição de uma cosmologia consequente, por fracionar o que a intuição criativa conjectural
projeta como racionalidade capaz de aumentar a crítica objetiva às teorias vigentes e desafiar a
racionalidade estabelecida nos programas de pesquisa. Aqui a deficiência da epistemologia
popperiana será corrigida.
This article discusses two conceptions concerning two philosophical problems and
presents theoretical formulations more compatible with the additional dimensions of Popper’s
epistemological proposal. The first problem is: does knowledge correspond to his notion of content?
We show that the real correspondence theory of truth, defended by the author, is not the most
appropriate and that a notion of coherent fallibilism, articulated with a relational ontology, is more
suitable to the theoretical system of Popper. The second problem is: can the totality of existents be
grasped by scientific theories or theoretical approaches that this order contains, necessarily,
metaphysical elements? It will be maintained that the conception of demarcation between science
and non-science is an impediment to the establishment of a consequent cosmology by fractionating
the creative intuition conjectural designs as rationality capable of magnifying objective criticism
theories and by challenging coherency established in research programs. Here, the Popperian
epistemology deficiency will be corrected.