Este artigo analisa a produção política e intelectual de Mário Pedrosa tendo como referência sua atuação no período da década de 1930 que desembocou na ditadura varguista (1937-1945|) e depois no período da ditadura militar iniciada em 1964. Busca-se refletir sobre a possível originalidade das suas abordagens, em particular através do uso de conceitos como bonapartismo e desenvolvimento desigual e combinado no estudo do autoritarismo e da perenidade de traços e práticas fascistas nos governos brasileiros nos dois períodos. São utilizadas como fontes documentais a coleção de jornais O Homem Livre (1933-1934) e textos e obras do próprio autor produzidas no período em análise.
This article analyzes the political and intellectual production of Mário Pedrosa having as reference his performance in the period of the 1930s that ended in the Vargas dictatorship (1937-1945) and then in the period of the military dictatorship that began in 1964. It seeks to reflect on the possible originality of their approaches, in particular through the use of concepts such as Bonapartism and uneven and combined development in the study of authoritarianism and the continuity of fascist traits and practices of Brazilian governments in both periods. The collection of newspapers O Homem Livre (1933-1934) and texts and works by the author himself produced in the period under analysis are used as documentary sources.