A DUPLA ARTICULAÇÃO DE TRADIÇÃO E RUPTURA NA CANÇÃO DE RAPADURA

Revista de Letras Juçara

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ISSN: 2527-1024
Editor Chefe: Emanoel Cesar Pires de Assis; Solange Santana Guimarães Morais
Início Publicação: 11/05/2017
Periodicidade: Semestral

A DUPLA ARTICULAÇÃO DE TRADIÇÃO E RUPTURA NA CANÇÃO DE RAPADURA

Ano: 2018 | Volume: 2 | Número: 2
Autores: Nathalia Pinto
Autor Correspondente: Nathalia Pinto | [email protected]

Palavras-chave: Rapnordestino. Tradição. Canção de protesto.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A  produção  artística  do  Nordeste  posterior  ao  advento  do  Modernismo  brasileiro, quando analisada, permite ao seu estudioso postular para essa região a hipótese de um conceito de modernidade bastante diverso daquele apresentado pelo restante da arte moderna brasileira. O  Nordeste,  enquanto  região  mais  pobre  do  Brasil,  se  encontra  numa  espécie  de  periferia econômica e cultural que, ao longo do tempo, foi retratada pelos textos artísticos, acadêmicos e jornalísticos através de estereótipos e discursos preconceituosos que o reduziram ao “lugar do atraso”. A  partir  da  obra  do  jovem rapper cearense  RAPadura,  o  presente  artigo  pretende analisar como as canções de seu EP Fita embolada do engenho–Rapadura na boca do povo, de  2010,  (re)elaboram  o  discurso  da  tradição,  historicamente  construído  para  caracterizar  a cultura nordestina e o afina com o discurso do protesto e da ruptura, inerente ao gênero musical rap, contrapondo-se,  assim,  às  visões  reducionistas  e  preconceituosas  sobre  o  Nordeste,  ao mesmo  tempo  que  reafirma  e  valoriza  as  tradições  e  práticas  que  enriquecem  e  definem  seu povo.



Resumo Inglês:

The artistic production of the Northeast after the advent of Brazilian Modernism, when analyzed, allows its student to postulate for this region the hypothesis of a concept of modernity quite different from that presented by the rest of modern Brazilian art. The Northeast, as Brazil's poorest region, is in a kind of economic and cultural periphery that, over time, was portrayed by artistic,  academic  and  journalistic  texts  through  stereotypes  and  prejudiced  discourses  that reduced it to the "place of backwardness" . Based on the work of the young rapper from RAPadura of Ceará State, the present article intends to analyze how the songs of his EP Fita embolada do engenho–Rapadura na boca do povo, 2010, (re) elaborate the discourse of tradition, historically constructed  to  characterize  the  Northeastern  culture  and  discourse  of  protest  and  rupture, inherent  in the musical genre rap, thus opposing the reductionist  and  prejudiced visions  of the Northeast,  while  reaffirming  and  valuing  the  traditions  and  practices  that  enrich  and  define  its people.