Ecos do drama grego no teatro contemporâneo: a Antiguidade Clássica grega vista segundo os paradigmas contemporâneos de gênero, classe e etnia

Urdimento

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta - 1907 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035-901
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/index
Telefone: (48) 3664-8353
ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Ecos do drama grego no teatro contemporâneo: a Antiguidade Clássica grega vista segundo os paradigmas contemporâneos de gênero, classe e etnia

Ano: 2018 | Volume: 3 | Número: 33
Autores: Anastasia Bakogianni
Autor Correspondente: Anastasia Bakogianni | [email protected]

Palavras-chave: Teatro grego; heroínas trágicas; gênero; Electra; Nelson Rodrigues

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Nesta entrevista, concedida à Dra. Maria Brígida de Miranda (PPGT/UDESC), Bakogianni aponta como a Antiguidade Clássica tem sido revista segundo paradigmas contemporâneos e discorre, dentre outros assuntos, sobre o impacto revolucionário causado pela entrada de mulheres na área dos Estudos Clássicos — um domínio até então historicamente masculino. Do mesmo modo, a pesquisadora, nascida em Atenas, exemplifica como o teatro contemporâneo em países europeus e africanos reflete os ecos e as dissonâncias entre a Antiguidade Clássica e o Ocidente do século XIX. Além disso, traça uma fascinante reflexão sobre como diretoras e diretores lidam com questões de gênero, classe e etnia, ao retratarem heroínas trágicas em produções teatrais. Interessada em como o teatro brasileiro absorveu os ecos do drama grego, Bakogianni direciona sua atenção para a produção londrina Our Lady of the Drowned (2006), dirigida por Kwong Loke e baseada no texto Nossa Senhora dos Afogados, do dramaturgo brasileiro Nelson Rodrigues. Ao analisar a prática teatral dos dias de hoje, ela reflete sobre como a religiosidade arcaica, força motriz da ação dramática na Antiguidade Clássica, é considerada minimizada ou rechaçada nas produções teatrais contemporâneas. 



Resumo Inglês:

Interview with Dr Anastasia Bakogianni,Ph.D. in Classical Studies at the London University, granted to Dr Maria Brígida de Miranda, lecturer at PPGT/UDESC. In this interview Doctor Bakogianni explains how the Classical Antiquity has been reviewed from contemporary paradigms. She talks, amongst other issues, of therevolutionary impact caused by the arrival of women as researchers in the domain of Classical Studies - a historically masculine bastion. Bakogianni exemplifies how the contemporary theatre in European and African countries reflects the echoes and dissonances between the Classical Antiquity and the Occident of the XIX century. Moreover, this Athens-born researcher, draws a fascinating reflection on how femaleand male directors deal with gender, class and ethnic related matters when portraying tragical heroins in theatrical production. With a keen interest in how Brazilian dramaturgy absorbed echoes of the the Greek Drama, Bakogianni steers her look at the London’s production “Our Lady of the Drowned” (2006) directed by Kwong Loke, and based on the like-text original Nossa Senhora dos Afogados, by the Brazilian dramaturgist Nelson Rodrigues. In analyzing the theatrical practice of current days, Bakogianni reflects on how the Archaic religiosity the engine of dramatic art in classical Antiquity is considered, minimized or repelled on contemporary theatrical productions. Interview filmed by Doctor Miranda on May 28th, 2015, in Florianópolis, Santa Catarina State, Brazil.