Editorial

Revista Práticas em Extensão

Endereço:
Avenida Lourenço Vieira da Silva - nº 1000 - Jardim São Cristóvão
São Luís / MA
65055-310
Site: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/praticasemextesao/index
Telefone: (86) 9823-2471
ISSN: 2595-9034
Editor Chefe: Romel Pinheiro
Início Publicação: 01/01/2017
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Multidisciplinar

Editorial

Ano: 2018 | Volume: 2 | Número: 1
Autores: Romel Pinheiro
Autor Correspondente: R. Pinheiro | [email protected]

Palavras-chave: Editorial

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

As revistas de extensão universitária são fundamentais para qualificar as ações de extensão universitária. É através do compartilhamento de ideias, propostas, conceitos, metodologias, ações e seus resultados, que a extensão universitária tem avançado. Em geral, estas as revistas publicam artigos teóricos e de opinião, artigos que são resultado de pesquisa científica, entrevistas, resenhas de publicações, e relatos de experiências extensionistas. 

Os relatos de experiências extensionistas são a grande maioria das publicações nas revistas de extensão universitária. Nesse tipo de publicação, os autores descrevem, de forma analítica, crítica e reflexiva, as ações de extensão e os seus resultados. A publicação dos relatos de experiências extensionistas serve para orientar o desenvolvimento de novas propostas, destacando as dificuldades e oportunidades das ações extensionistas, por exemplo. Merecem destaque os aspectos metodológicos utilizados nos programas e projetos já executados, pois servem de subsídios para novas proposições. Um outro aspecto muito valorizado nesse tipo de publicação é aquele relacionado à aprendizagem observada durante o desenvolvimento da ação e as repercussões da ação na comunidade e para os discentes nela envolvidos.

A 2ª edição da Revista Práticas em Extensão é constituída primordialmente de relatos de experiências extensionistas. Essa edição, na sua versão impressa e online, foi fruto de um grande esforço intelectual de docentes e discentes que atuam na extensão universitária. Ela também foi um aprendizado sobre publicação desse tipo de conhecimento científica, que contou com a colaboração de diversos docentes e discentes que dedicaram tempo e conhecimento na elaboração e avaliação dos trabalhos submetidos à revista. Como resultado desse trabalho, essa edição da revista apresenta trabalhos de grande valor científico nas áreas de temáticas de Educação, Saúde, Meio Ambiente e Trabalho.

Boa leitura.