As revistas de extensão universitária são fundamentais para qualificar as ações de extensão universitária. É através do compartilhamento de ideias, propostas, conceitos, metodologias, ações e seus resultados, que a extensão universitária tem avançado. Em geral, estas as revistas publicam artigos teóricos e de opinião, artigos que são resultado de pesquisa científica, entrevistas, resenhas de publicações, e relatos de experiências extensionistas.
Os relatos de experiências extensionistas são a grande maioria das publicações nas revistas de extensão universitária. Nesse tipo de publicação, os autores descrevem, de forma analítica, crítica e reflexiva, as ações de extensão e os seus resultados. A publicação dos relatos de experiências extensionistas serve para orientar o desenvolvimento de novas propostas, destacando as dificuldades e oportunidades das ações extensionistas, por exemplo. Merecem destaque os aspectos metodológicos utilizados nos programas e projetos já executados, pois servem de subsídios para novas proposições. Um outro aspecto muito valorizado nesse tipo de publicação é aquele relacionado à aprendizagem observada durante o desenvolvimento da ação e as repercussões da ação na comunidade e para os discentes nela envolvidos.
A 2ª edição da Revista Práticas em Extensão é constituída primordialmente de relatos de experiências extensionistas. Essa edição, na sua versão impressa e online, foi fruto de um grande esforço intelectual de docentes e discentes que atuam na extensão universitária. Ela também foi um aprendizado sobre publicação desse tipo de conhecimento científica, que contou com a colaboração de diversos docentes e discentes que dedicaram tempo e conhecimento na elaboração e avaliação dos trabalhos submetidos à revista. Como resultado desse trabalho, essa edição da revista apresenta trabalhos de grande valor científico nas áreas de temáticas de Educação, Saúde, Meio Ambiente e Trabalho.
Boa leitura.