Editorial vol 13

Entremeios

Endereço:
Avenida Prefeito Tuany Toledo, 470. Bairro Fátima. 37550-000 - Pouso Alegre – MG. Brasil
Pouso Alegre / MG
37550000
Site: http://www.entremeios.inf.br
Telefone: (35) 3449-9248
ISSN: 2179-3514
Editor Chefe: Eni de Lourdes Puccinelli Orlandi
Início Publicação: 30/06/2010
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: Letras

Editorial vol 13

Ano: 2016 | Volume: 13 | Número: 1
Autores: Eni Orlandi, Eduardo Rodrigues
Autor Correspondente: E. Rodrigues | [email protected]

Palavras-chave: editorial, vol 13, entremeios, 2016, ppgcl, univás

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente volume da Entremeios, Revista de Estudos do Discurso, publicada pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL) da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), é o segundo do ano de 2016, reunindo trabalhos de pesquisadores de diferentes Programas de Pós-Graduação do Brasil, dedicados a interrogar e procurar compreender funcionamentos da linguagem na sociedade contemporânea plural e dinâmica. Com esse objetivo, os trabalhos se inscrevem em diferentes quadros teórico-metodológicos que compõem o espectro heterogêneo das Ciências da Linguagem no interior da grande área Letras e Linguística (CAPES).
Neste segundo volume de 2016, além dos textos que compõem a seção Estudos, a Entremeios publica artigos científicos agrupados em sua recém-criada Seção Temática, que também é submetida à avaliação por pares. A proposta temática nesta edição, foi analisar e compreender “discursos sobre segurança em meio a políticas e processos de significação”. Os leitores terão à disposição também uma Entrevista com a pesquisadora brasileira Maria José Rodrigues Faria Coracini, docente do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas, realizada, em julho de 2016, pela Profa. Dra. Juliana Santana Cavallari (PPGCL-UNIVÁS). Nessa entrevista, a Profa. Coracini lança um olhar sobre seu percurso acadêmico e discorre sobre alguns aspectos da Linguística Aplicada enquanto lugar de produção de conhecimento sobre a língua e seu ensino/aprendizagem. Integra, por fim, este volume, a Resenha da obra História da Alfabetização no Brasil: sentidos e sujeitos da escolarização (2015), da pesquisadora Dra. Mariza Vieira da Silva, primeira publicação da recém-inaugurada coleção “A espessura da linguagem”, da Editora da Universidade Estadual de Campinas.
A seção Estudos está composta de 11 artigos científicos, submetidos por 15 pesquisadores brasileiros de diferentes instituições. Entre os artigos, os temas, objetos de investigação e questionamentos são variados. As reflexões e análises incidem, por exemplo, sobre objetos discursivos midiáticos; o funcionamento da estamparia no design da moda, por um lado, e dos discursos empresariais, por outro; a construção discursiva de identidades sociais; a interpretação de Maria Bethânia caracterizando a configuração de (auto)narrativas polifônicas; os efeitos de medicalização sobre a relação de sujeitos com o trabalho; o discurso religioso; a redação no ENEM; o humor político em charges. A língua portuguesa também é tomada enquanto objeto de estudo, circunscrita, seja às políticas que regem seu ensino e aprendizagem no espaço de enunciação brasileiro, seja ao funcionamento semântico do vocativo. Dessa maneira, aparecem representadas na seção as seguintes instituições: UEM, USP, IFFluminense, UEL, UFU, UFT, UFMG, UFSB, UNICAP, UFPB, UFCG, UNICAMP-LABEURB e UNIVÁS.
A Seção Temática, por sua vez, está composta de 7 artigos científicos, submetidos por 11 pesquisadores brasileiros também de diferentes Programas de Pós-Graduação. Integram essa seção trabalhos que analisam os discursos de pacificação; a crise migratória na Alemanha; a espionagem digital; o conceito de segurança em face das tecnologias de informação; a relação entre violência e segurança pública; efeitos do discurso religioso sobre políticas de ressocialização prisional; as relações de sentido na construção de verbetes para privacidade. Nessa seção, publicam seus trabalhos pesquisadores da UNICAMP(-LABEURB), UECE, UNESA, FTESM, UERJ, UNEMAT e UNIVÁS.
Encerramos este Editorial, desejando aos leitores da Revista Entremeios uma leitura produtiva, com a expectativa de que os trabalhos publicados no presente volume possam instigar reflexões, suscitar diálogos, contribuir de forma relevante com a produção de conhecimentos sobre o funcionamento da linguagem na sociedade. Sugerimos também aos leitores que acessem o portal da Entremeios, www.entremeios.inf.br, para conhecerem as publicações de edições anteriores.