A educação ambiental na educação infantil: limites e possibilidades

REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental

Endereço:
Av. Itália, s/n, Km 08 Campus Carreiros - Carreiros
Rio Grande / RS
96201-900
Site: http://www.seer.furg.br
Telefone: (53) 32364-0888
ISSN: 15171256
Editor Chefe: Vilmar Alves Pereira
Início Publicação: 01/07/2014
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Educação

A educação ambiental na educação infantil: limites e possibilidades

Ano: 2016 | Volume: Especial | Número: 3
Autores: Daniele Saheb
Autor Correspondente: Daniele Saheb | [email protected]

Palavras-chave: Educação ambiental, educação infantil, prática pedagógica, educación ambiental, educación infantil, práctica pedagógica.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A temática da Educação Ambiental (EA) constitui o foco deste artigo, que resultou de um estudo de iniciação científica realizado na primeira etapa da Educação Básica, a Educação Infantil (EI), durante os anos de 2011 a 2013. Trata-se de uma pesquisa com análise qualitativa realizada em um Centro Municipal de Educação Infantil e em um Centro de Educação Infantil da rede particular, ambos em Curitiba, Paraná. Para tanto se utilizou de entrevistas, análise de documentos como a Proposta Pedagógica, observação direta e atividades teóricas e práticas junto às duas instituições. Em especial, pretendeu-se problematizar as características do pensamento e da ação dos docentes envolvidos com a prática pedagógica na Educação Infantil sobre a temática ambiental nas esferas pública e privada. Constatou-se que todos os docentes pesquisados concordam com a importância da inserção da EA na EI e alegam trabalhar com a EA em suas turmas. Entretanto as atividades observadas demonstraram ser desenvolvidas principalmente voltadas à reutilização de materiais recicláveis para a confecção de brinquedos, observação da natureza e horta. A análise das duas Propostas Pedagógicas mostrou que existe a orientação para o trabalho interdisciplinar com a EA na EI. No campo teórico, o estudo sobre o processo histórico da EA, a compreensão sobre a aprendizagem da criança e sobre o currículo da EI, permitiu a base suficiente para o aprofundamento e reflexão acerca do tema desta pesquisa.



Resumo Espanhol:

Este artículo fue resultado de una encuesta realizada en la primera etapa de la educación básica, la educación de la primera infancia (EI) durante los años 2011 a 2013, en un Centro Municipal de Educación Infantil y en un Centro para la Educación de los Niños de la red particular, los dos en Curitiba, Paraná. Para ello se utilizó entrevistas, análisis de documentos como la Propuesta Pedagógica, la observación directa y las actividades teóricas y prácticas en las dos instituciones. En particular, se pretendió analizar las características del pensamiento y la acción de los profesores que participan en la práctica de la enseñanza en la educación infantil sobre las cuestiones ambientales en los ámbitos público y privado. Se constató que todos los profesores encuestados están de acuerdo con la importancia de la inclusión de la a EA en la IE y alegan trabajar con EA en sus clases. Sin embargo, las actividades observadas demostraron ser desarrollados principalmente en la reutilización de los materiales reciclables para la fabricación de juguetes, observación de la naturaleza y huerta.