Educação de jovens e formação para a cidadania no ensino médio: interlocuções com Platão e Adorno

Filosofia e Educação

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ISSN: 1984-9605
Editor Chefe: Cesar Apareciddo Nunes
Início Publicação: 07/10/2009
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Filosofia

Educação de jovens e formação para a cidadania no ensino médio: interlocuções com Platão e Adorno

Ano: 2021 | Volume: 13 | Número: 1
Autores: H. L. Negreiros, F. Auer, R. Taquini
Autor Correspondente: H. L. Negreiros | [email protected]

Palavras-chave: cidadania e educação, Platão e Adorno, diretrizes curriculares

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo, sob a forma de análise documental crítica, objetiva analisar as DCNEMno intuito de discutir como o conceito de cidadania vem sendo delineado nesses documentos normativos e os reflexosdessas diferentes concepções na formação da juventude no ensino médio, à luz das contribuições teóricas de Platão e Adorno.Os resultados indicamconcepção oscilante de cidadania, ora aproximada de ideais mercadológicos,ora da formação cidadã para humanidade e para o trabalho, no sentido ontológico. Conclui-se que a formaçãopara o exercício da cidadania inspira a reflexãosobre o papel da educação escolar,onde a cidadania seja de fato um direito de todos, tendo como horizonte o bem comum.



Resumo Inglês:

This paper, under a critical document analysis, aims to analyze the DCNEMin an attempt to discuss how the concept of citizenship has been outlined in these normative documents and the reflections of these different conceptions in the education of youth inhigh school, based on the theoretical contributions of Plato and Adorno. The results suggest an oscillating conception of citizenship; now approximate to market principles, now to citizen education for humanity and forwork, in the ontological sense. It is concluded that education for the exercise of citizenship inspires reflection on the role of school education, where citizenship is in deed a right for all, having the common good as horizon.