Educação e Filosofia Moral na obra do padre Teodoro de Almeida (1722-1804)

Revista de História e Historiografia da Educação

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ISSN: 2526-2378
Editor Chefe: Cláudio de Sá Machado Jr.
Início Publicação: 01/01/2017
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: História

Educação e Filosofia Moral na obra do padre Teodoro de Almeida (1722-1804)

Ano: 2019 | Volume: 3 | Número: 7
Autores: Patrícia Govaski
Autor Correspondente: Patrícia Govaski | [email protected]

Palavras-chave: Ilustração Portuguesa; Filosofia Moral; Teodoro de Almeida

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente trabalho tem como objetivo apresentar algumas considerações a respeito do perfil assumido pelas discussões em torno da Filosofia Moral em Portugal durante a segunda metade do século XVIII, assim como do tratamento dispensado ao tema na obra do padre Teodoro de Almeida (1722-1804). Em outras palavras, pretendemos apresentar de que forma as obras de incidência moralistas escritas pelo clérigo oratoriano, dentre as quais destacaremos textos como O Feliz independente do mundo e da fortuna (1779) e os dois tomos que encerram o extenso projeto da Recreação Filosófica (1793-1800), revelam a importância que o autor destinou às temáticas da educação e da moralidade em um contexto onde a discussão de tais temas repercutiam em textos voltados ao âmbito da educação e dos costumes.



Resumo Inglês:

This paper aims to present some considerations regarding the discussions about Moral Philosophy in Portugal during the second half of the 18th century, as well as the treatment of the theme in the work of priest Teodoro de Almeida (1722-1804). In other words, we intend to present in what way the moralistic works written by the Oratorian priest, among which we highlight texts such as O Feliz independente do mundo e da fortuna (1779) and the two volumes that finishes the extensive project of Recreação Filosófica (1793-1800), reveal the importance that the author assigned to the themes of education and morality in a context where the discussion of such themes had repercussions in texts focused on the scope of education and customs.