Educação e propaganda no cinema de Humberto Mauro: uma outra abordagem do filme “O descobrimento do Brasil” – 1937

Locus

Endereço:
Rua José Lourenço Kelmer - Campus Universitário - São Pedro
Juiz de Fora / MG
36036-330
Site: https://periodicos.ufjf.br/index.php/locus/
Telefone: (55) 3221-0231
ISSN: 1413-3024
Editor Chefe: Leandro Pereira Gonçalves
Início Publicação: 01/01/1995
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: História

Educação e propaganda no cinema de Humberto Mauro: uma outra abordagem do filme “O descobrimento do Brasil” – 1937

Ano: 2002 | Volume: 8 | Número: 2
Autores: Bertrand Ficamos
Autor Correspondente: Bertrand Ficamos | [email protected]

Palavras-chave: história do Brasil, cinema educativo, propaganda

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este texto toma como ponto de partida as análises de Sheila  Schvazman e Sônia Cristina Lino do filme – “O Descobrimento do Brasil” – e propõe uma crítica deste enquanto filme educativo. O fato de ser ele “uma realização cívico-cultural” como atesta o seu cartaz legitima tal abordagem. Paralelamente, o conteúdo ideológico e a convivência dos seus autores com a cultura oficial, positivista, do Estado Novo, coloca a questão da propaganda que deve ser examinada junto com aquela da educação. Apresenta-se aqui um esquema de análise coerente e direções a seguir para responder às perguntas que o filme desperta sobre as relações entre propaganda, educação, ensino da história e cinema. 



Resumo Inglês:

This article is based on the analysis made by Sheila Schvarzman and Sonia Cristina Uno of the film - O Descobrimento do Brasil (The discovery of Brazil) - and makes a critical study of its educational approach. The fact that it is "a civic and cultural release” as it is written on the poster legitimizes this proposal. At the same time, because of the ideological content and its authors' tacit agreement with the positivist official culture of the Estado Novo, the question of propaganda arises. This should be studied in relation with the topic of education. Here will be presented a coherent outline of analysis and directions of research to answer the questions made by the film about the relations between propaganda, education, history teaching and cinema.