Educação e religião Guarani no Paraná: estudo a partir do ritual Nimongarai

Práxis Educativa

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Editor Chefe: Jefferson Mainardes
Início Publicação: 31/05/2006
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Educação

Educação e religião Guarani no Paraná: estudo a partir do ritual Nimongarai

Ano: 2012 | Volume: 7 | Número: Especial
Autores: R. C. Faustino
Autor Correspondente: R. C. Faustino | [email protected]

Palavras-chave: educação indígena, Guarani Nhandewa, Nimongarai.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Com a violenta expropriação e mercantilização dos territórios paranaenses, os grupos indígenas sobreviventes foram, no início do século XX, reunidos em pequenas parcelas de terras, as aldeias, hoje chamadas Terras Indígenas (TIs). Como consequência, os Guarani no Norte do Paraná, que atualmente habitam as TIs Laranjinha, Ywy Porã e Pinhalzinho, por falta de terra, vivem em situação precária, sofreram e sofrem a perda de boa parte das tradições culturais, incluindo a língua materna. Nos anos de 1980 e 1990, no contexto da crise econômica mundial e de intensos movimentos sociais, organismos internacionais como a UNESCO e Banco Mundial reafirmaram a importância das culturas minoritárias e iniciaram, em parceria com os Estados nacionais, a implementação de políticas de inclusão, baseadas no direito à diferença. Neste texto são apresentados e discutidos os resultados de um projeto de revitalização cultural desenvolvido por meio do registro de narrativas dos velhos, do ritual de batismo Nimongarai e de intervenções pedagógicas em escolas indígenas Guarani do Paraná.



Resumo Inglês:

Due to the violent expropriation and commercialization of large areas in the state of Paraná, Brazil, at the beginning of the 20th century the surviving indigenous groups were herded within small parcels of land, called villages, and currently denominated Indigene Land (IL). The Nhandewa Guarani of the northern region of the state of Paraná, living in the Laranjinha, Ywyporã and Pinhalzinho ILs, have experienced terrible conditions since they lost many of their traditions and culture, including their language. During the 1980s and 1990s and within the context of the world economic crisis, the international organisms UNESCO and World Bank aimed at social cohesion and started, as a joint venture with the national states, the implementation of an inclusion policy based on the right to be different. Current analysis discusses the results of a cultural revival project developed through the register of narratives by the indigene elderly people with regard to the Nimongarai baptism ritual and pedagogical interventions in schools in the state of Paraná.