Este trabalho relata algumas práticas pedagógicas realizadas nas oficinas de teatro com internos do Sistema Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal. Dialoga com o livro “Teatro em Cadeado - uma experiência em cela de aula”, publicado em 2019, como resultado do trabalho desenvolvido entre os anos de 2005 e 2013 nos presídios masculino e feminino. Ao propor possibilidades de liberdade num espaço opressor, a prática do teatro exerceu muitas funções positivas, não somente a expressão artística, mas a desconstrução da identidade marginalizada e oprimida dos presos. O exercício dessa linguagem artística surpreendeu o aluno/preso ao descobrir-se capaz de transformar sua realidade pessimista em um novo olhar para si, protagonizando um futuro libertador e transformador. O teatro, por fim, agiu como elemento humanizador e ressocializador para aqueles que puderam experimentá-lo dentro do sistema penitenciário.
This article presents the accounts of the pedagogic experience with drama workshops held with inmates of Papuda (DF) Prison System (located in Brazil’s capital, Brasilia) between 2005 and 2013. As a result of this work, the book “Teatro em Cadeado - uma experiência em cela de aula, 2019” was written and published. This publication contains experiences with the male and female prison systems and their particularities. The appropriation of the performing language with people deprived of freedom is a psychosocial challenge. By proposing free expression in an oppressor space, the practice of drama has many functions, which is not only the artistic expression, it is the deconstruction of a marginalized and oppressed identity. The exercise of this artistic language amazed the students/inmates when they found themselves capable of transforming their pessimist reality, looking at themselves in a new way, and leading a transforming and liberating future.
Este artículo presenta el relato de la experiencia pedagógica en talleres de teatro llevados a cabo con reclusos del Sistema Penitenciario Papuda (En la capital brasileña, Brasilia) desde 2005 a 2013. Como resultado de este trabajo se escribió y publicó el libro “Teatro em Cadeado - uma experiência em cela de aula, 2019”. En esta publicación se encuentra la vivencia con el presidio masculino y femenino y las especificidades de cada uno. La apropiación del lenguaje escénico con personas privadas de libertad es un desafío psicosocial. Al proponer expresión de libertad en un espacio opresor, la práctica del teatro ejerce muchas funciones, que no es solamente la expresión artística, sino que también la desconstrucción de la identidad marginalizada y oprimida. El ejercicio de este lenguaje artístico sorprendió al alumno/recluso al descubrirse capaz de transformar su realidad pesimista en una nueva mirada para si mismo y protagonizar un futuro liberador y trasformador.