A historiografia brasileira sobre a educação e os processos educacionais nem sempre valorizou o período colonial, no qual há uma relação intrínseca entre Estado e Igreja, tanto em práticas educativas institucionais, quanto em processos educativos associados às tradições e às dimensões triviais inerentes ao cotidiano. Percebe-se que a carência de uma educação escolar, não significou a diminuição ou a ausência completa de práticas educativas. Ao contrário, nas práticas sociais e culturais cotidianas, muitas ações pedagógicas de natureza não escolar, envolvendo o Estado, a Igreja e os grupos profissionais, contribuíram efetivamente para a (com)formação de diversos seguimentos socais. Logo, tais sujeitos, demarcando seus possíveis lugares, apropriavam-se das práticas culturais, usando-as e contextualizando-as no viver cotidiano da colônia. Nesse sentido, o presente estudo tem por objetivo demostrar como do decorrer do século XVIII e XIX, na Vila Real de Nossa Senhora da Conceição do Sabará, a terceira vila criada na Capitania das Minas, ações educativas de natureza não escolar foram explicita ou implicitamente elaboradas, nas diversas atividades correntes na vida cotidiana, sobretudo aquelas relacionadas à religiosidade e à Coroa, de modo a formar bons e fiéis cristãos, concomitante à formação de bons e leais súditos. Metodologicamente, nosso estudo se norteará no cotejamento de pesquisa arquivística com o trabalho de campo, principalmente nos templos religiosos, analisando as relações entre os elementos artísticos, religiosos e educacionais, de modo a contribuir nesse eminente assunto.
Brazilian historiography regarding educational processes hasn't always valued the colonial period, in which we find an intrinsic relation between the State and Church, be it institutionalizes practices or educational processes associated with traditions as its trivial daily dimensions. The lack of a scholar education doesn't mean a complete absence of educational practices, on the contrary, in everyday social and cultural practices, many non-scholar pedagogical actions, involving the State, the Church and professional groups, have effectively contributed to the formation of various social segments. Therefore, these subjects, demarcating their possible spaces, appropriated cultural practices, using and contextualizing them in the daily life of the Colony. In this regard, the aim of this study is to demonstrate how, during the eighteenth and nineteenth centuries, in Vila Real of Nossa Senhora da Conceição do Sabará, the third village created in the Captaincy of Minas, educational activities of a non-scholar nature were explicitly or implicitly elaborated, in various daily life activities, especially those related to religiosity and the Crown, in order to form good and faithful Christians, as well as good and loyal subjects. Our study's methodology unites archival research with fieldwork, especially in religious temples, analyzing the relationships between the artistic, religious and educational elements, in order to contribute to this eminent subject.