Este trabalho tem como propósito contribuir para a desmistificação das atribuições pejorativas sugeridas por diferentes atores do campo não progressista, sustentadas em desinformação e falta de referenciais sólidos de análise, sobre o sentido emancipatório da obra de Paulo Freire e suas incidências sobre a educação em direitos humanos. Também tem o objetivo de analisar as sugestões teóricas de Freire como caminhos para a construção de mecanismos de consolidação de uma radicalidade democrática no seio da sociedade brasileira. Buscamos demonstrar que Paulo Freire tem como preocupação primeira o caráter ontológico nos processos educativos, a formação humana, indicando meios educacionais para o aprimoramento da reflexão e da ação intimamente relacionadas, que levem aocrescimentodo ser humano e que, no bojo desta preocupação, existe um objetivo maior, emancipatório, comportando todas as ordens deste aprimoramento: a promoção da justiça, o caráter laico e universal da escola pública, o direito à livre manifestação de ideias, o respeito às realidades culturais de cada estudante, a construção coletiva do conhecimento e a defesa dos direitos humanos.
This work aims to contribute to the demystification of the pejorative attributions suggested by different actors in the non-progressive field, supported by lack of information and lack of solid references for analysis, about the emancipatory meaning of Paulo Freire's work and its impact on human rights education. . It also aims to analyze Freire's theoretical suggestions as ways to build mechanisms for consolidating a democratic radicalism within Brazilian society. We seek to demonstrate that Paulo Freire'sprimary concern is the ontological character in educational processes, human formation, indicating educational means for the improvement of reflection and action that are closely related, leading to the growth of the human being and that, in the midst of this concern, there is a greater, emancipatory objective, encompassing all the orders of this improvement: the promotion of justice, the secular and universal character of the public school, the right to the free expression of ideas, respect for the cultural realities of each student, the collective construction of knowledge and the defense of human rights.