Nos últimos anos, a forma de ensinar tem estado em um processo de transição. Múltiplas metodologias ativas proliferaram, com o objetivo de mudar o conceito que tínhamos de ensino até agora. Estes defendem um aluno que desempenha um papel de protagonista no processo de construção da aprendizagem, enquanto o professor atua como aquela figura que facilita e vislumbra os caminhos para a aprendizagem. Para poder realizar este tipo de ensino da melhor forma, é necessário que a comunidade docente e investigadora esteja devidamente formada nos seus princípios pedagógicos e nas ferramentas que impulsionam a sua implementação. Entre eles, é de vital importância que as tecnologias de informação e comunicação (TIC) sejam tratadas adequadamente. O uso de metodologias ativas (aprendizagem baseada em projetos, aprendizagem baseada em problemas, aprendizagem em serviço, sala de aula invertida, aprendizagem móvel, etc. ) ou abordagens pedagógicas inovadoras (simulação, role-playing, gamificação, etc.) promovem uma melhoria da motivação dos alunos, bem como das suas competências. Este aspecto é especialmente importante na área da matemática, cujos conteúdos se caracterizam pela sua abstração e, por isso, evidencia a necessidade da sua dinamização em salas de aula de diferentes fases de ensino.