Educação Musical e Novas Tecnologias Digitais: Recursos e estratégias no contexto do canto e da flauta doce

Revista Orfeu

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta, 2007 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035001
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/index
Telefone: (48) 3664-8347
ISSN: 2525-5304
Editor Chefe: Guilherme Antonio Sauerbronn de Barros, Teresa Mateiro
Início Publicação: 01/06/2016
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Artes

Educação Musical e Novas Tecnologias Digitais: Recursos e estratégias no contexto do canto e da flauta doce

Ano: 2019 | Volume: 4 | Número: 1
Autores: Luciane da Costa Cuervo
Autor Correspondente: Luciane da Costa Cuervo | [email protected]

Palavras-chave: musicalidade, flauta, cultura digital

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este trabalho discute o fazer musical contemporâneo permeado pela Cultura Digital, em especial no âmbito da utilização de aplicativos na Educação Musical. Em sua fundamentação, propõe o delineamento de algumas das principais transformações promovidas por recursos associados às Novas Tecnologias Digitais e problematiza possíveis novas habilidades e subsídios necessários aos educadores e músicos hoje. Ilustram a discussão investigações e práticas pedagógicas da autora na utilização de diferentes recursos empregados em seus projetos de ensino, pesquisa e extensão no fomento de práticas musicais a partir do canto coletivo e da flauta doce. Conclui entendendo que a Cultura Digital abarca uma grande variedade de recursos que podem promover e qualificar a performance musical, exigindo para isso novas capacidades do educador musical, bem como de estudantes e profissionais da música. Nesse sentido, também se ampliam as concepções do fazer musical e do próprio conceito de musicalidade.



Resumo Inglês:

This paper discusses contemporary music making permeated by digital culture, especially in the context of the use of apps in Music Education. At its basis, it proposes to outline some of the main transformations brought about by tools associated with new digital technologies, problematising the possible new abilities and inputs necessary for educators and musicians today. The discussion is illustrated by the author’s pedagogical research and practices in her use of different tools employed in her projects as a teacher, researcher and in university extension projects in the promotion of musical practices based on group singing and recorder flute. In its conclusion, the paper understands that digital culture encompasses a wide variety of tools that can promote and qualify musical performance, requiring new skills from the music educator, as well as from music students and professionals. In this sense, the conceptions of music making and of the very concept of musicality are also expanded.