Este trabalho tem como objetivo trazer algumas refl exões sobre a possibilidade de
proporcionarmos ampliações nas concepções musicais de alunos do Ensino Médio
a partir de formas alternativas de se proporcionar a musicalização na escola. Atra-
vés de uma experiência de estágio realizada em uma escola da rede estadual de
ensino no municÃpio de Porto Alegre, detectamos a importância de se criar um am-
biente de Ofi cina Pedagógica Musical para suprir algumas necessidades encontra-
das, tais como a falta de instrumentos e estrutura para o desenvolvimento de aulas
de música, e também ampliar as concepções musicais dos alunos devido à rejeição
à escuta de novos repertórios musicais, comuns na faixa etária observada. Cons-
tatamos que os meios tradicionais de ensino musical podem ser substituÃdos por
meios alternativos para melhor adaptação às difi culdades encontradas na realiza-
ção deste trabalho. A esquematização de uma metodologia de ensino, baseada em
três pontos – apreciação, composição e execução – foi norteadora e fundamental
para o desenvolvimento das atividades propostas e proporcionou uma organização
sistemática dos exercÃcios propostos. Em busca de respostas ao trabalho realiza-
do, em meio à experiência, foram coletados dados para a observação da possÃvel
construção de conceitos musicais por parte dos alunos observados. Desta maneira,
conseguimos verifi car como os trabalhos alternativos de educação musical podem
viabilizar experiências signifi cativas aos estudantes de Ensino Médio, mesmo com
as adversidades comuns encontradas em escolas públicas.
The objective of this paper is to bring out some refl ections on the possibilities of
enhancing High School students` musical concepts through alternative approaches
on providing musical education at school. From an internship experience held in
a state school in the city of Porto Alegre, we detected the importance of creating a
Musical Pedagogical Workshop, in order to solve identifi ed needs such as the lack
of musical instruments and a proper place for music teaching. In addition to that, it
should broaden students` musical concepts, which are limited due to their rejection of
listening to new repertoire, a typical behavior of the age group observed. We noticed
that the traditional methods of musical education could be replaced by alternative
methods to better adapt to the diffi culties encountered in this study. The outlined
teaching methodology, based on three points – appreciation, composition and Revista Liberato,
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1 Introdução
Antes de iniciar atividades de educação musi-
cal com novas turmas de alunos, especialmente com
aqueles que já estão ou passaram da adolescência, é
necessário verifi car o que eles entendem por música,
ou seja, qual o conceito espontâneo que construÃram
sobre o objeto musical. Do mesmo modo, mapear as
estruturas de partida sobre o que já construÃram, não
só conceitualmente, mas também em termos práti-
cos, é indispensável. Para o professor que quer agir
de modo inclusivo, compreender a diversidade dos
contextos de partida de seus alunos é fundamental
no momento de elaborar seu plano de aula. Deve
saber, também, aonde quer chegar, e as atividades
propostas devem ir ao encontro dos objetivos traça-
dos preliminarmente. Isso não signifi ca realizar uma
aula em que não haja espaço para as participações
ativas e sugestões dos alunos. Ao contrário, se desde
o inÃcio procuramos compreender suas construções
espontâneas, abriremos um espaço para que a obser-
vação de seus interesses e suas ações sejam o ver-
dadeiro norte para o planejamento de nossas aulas.
Assim, quando iniciamos as atividades de
sensibilização musical com adolescentes ou adul-
tos, devemos levar em conta que as interações
musicais de cada um são diversifi cadas. Elas vão
desde as simples audições corriqueiras, através das
novas tecnologias (rádio, MP3, celulares, etc.), até
o contato com aulas de algum instrumento musical
especÃfi co ou de canto, participação em corais, etc.
Dessa forma, as turmas costumam ser heterogêneas
em suas construções práticas e conceituais sobre
o universo musical. Mas achar que isto poderá
difi cultar o trabalho do professor é desconhecer a
riqueza inerente à diversidade de pontos de vista.
Trataremos de falar sobre isto e sobre as constru-
ções e signifi cações diversifi cadas desencadeadas
em um ambiente de musicalização de adolescentes.
Verifi caremos ainda quais as condições que podem
intensifi car a interação musical, de modo a ampliar
as concepções dos adolescentes sobre o universo
da música. Isto é, não basta conhecer o que eles já
sabem, é preciso proporcionar condições para que
eles possam ir além!
2 O significado da música
e suas diferentes concepções
Segundo defi nição de dicionários, os con-
ceitos
mais comuns que encontramos para defi nir
música estão ligados à arte de combinar sons de
maneira agradável ao ouvido, ou ainda, a música
é composta de melodia, harmonia e ritmo. Entre-
tanto, esses conceitos nos parecem restritos para
abarcar a complexidade da música contemporâ-
nea, pois assim como existe a linguagem falada ou
gestual etc., compreendemos a música como uma
linguagem que deverá ser estruturada pelas ações
intencionais do sujeito sobre o mundo sonoro
(KEBACH, 2003). Essas ações intencionais, por
exemplo, não necessariamente podem estar conec-
tadas a organizações “agradáveisâ€. Aquele que pro-
duz música pode querer representar angústia, caos,
ruÃdos do mundo contemporâneo, etc. Ao encontro
do pensamento de Schafer (2001, p. 18), pensamos
que “com as artes, e mais particularmente com a
música, aprendemos de que modo o homem cria
paisagens sonoras ideais para aquela outra vida que
é a da imaginação e da refl exão psÃquicaâ€. Nessa
“outra vidaâ€, tudo é possÃvel!
Podemos afi rmar que os sons somente terão
sentidos musicais no momento em que pensarmos
nestes como música. Dessa forma, colocamos
performance – worked as a guide and was fundamental for developing the proposed
activities, besides providing a systematic organization of the proposed exercises. In
search for feedback to the present work, evaluation data was collected during the
experiment, to evaluate the effective construction of musical concepts by the students.
Thus we were able to verify that alternative methods of teaching music can provide
meaningful experiences for High School students, in spite of the usual adversities
we fi nd at public schools.