No Brasil, como em outros países da América Latina, o positivismo se fez presente na vida social, política e educacional. Embora com propósitos semelhantes, as experiências foram alçadas de modo diferenciado, mobilizando atores, agentes políticos, professores e redes de relacionamentos e sociabilidades. No caso brasileiro, a imbricação República e Positivismo levou a proposições políticas e educacionais promovidas por diversos agentes e em diferentes estados do país. Neste sentido, ressaltamos a disseminação do positivismo no Brasil no âmbito de diversas escolas e os professores como agentes, além de seu desígnio essencialmente educador. A atuação de grupos políticos e professores viabilizou a expansão de propostas derivadas do pensamento comtiano e a execução de projetos impulsionados pelo apelo à ordem e ao progresso, ao desenvolvimento dos homens e da sociedade. Este artigo analisa as formulações positivistas para a educação e para as relações sociais contidas em algumas obras de Comte e do Apostolado Positivista do Brasil e suas relações com os processos desenvolvidos por seus seguidores em terras brasileiras, em fins do século XIX, início do XX, particularmente em Minas Gerais.
In Brazil, as in other Latin American countries, positivism was present in social, political and educational life. Although for similar purposes, the experiences were raised in a differentiated way, mobilizing actors, political agents, professors and networks of relationships and sociabilities. In the Brazilian case, the imbrication Republic and Positivism led to political and educational propositions promoted by different agents and in different states of the country. In this sense, we emphasize the dissemination of positivism in Brazil within the framework of several schools and teachers as agents, in addition to their essentially educative purpose. The work of political groups and teachers enabled the expansion of proposals derived from Comte thought and the execution of projects driven by the call to order and progress, to the development of men and society. This article analyzes the positivist formulations for education and social relations contained in some works of Comte and the Positivist Apostolate of Brazil and their relations with the processes developed by their followers in Brazilian lands in the late 19th and early 20th centuries, particularly in Minas Gerais.