Efeitos de ausência: A tela contra a cena

Urdimento

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta - 1907 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035-901
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/index
Telefone: (48) 3664-8353
ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Efeitos de ausência: A tela contra a cena

Ano: 2021 | Volume: 2 | Número: 41
Autores: Didier Plassard, Paulo Balardim
Autor Correspondente: Didier Plassard | [email protected]

Palavras-chave: Cena aumentada, Efeitos de ausência, Encenação contemporânea, Teatro, Vídeo

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O artigo lança um olhar sobre a integração da imagem de vídeo na encenação contemporânea, discutindo a questão da complexidade que isso impõe aos modos de presença do intérprete, ao modo como se cruzam os espaços-tempo ficcionais e ao desenvolvimento de níveis narrativos autônomos. Partindo da hipótese de que a integração em doses muito altas da imagem eletrônica na representação teatral tende, com diferentes encenadores, a ser acompanhada de uma rarefação, de uma desestruturação e até mesmo uma quase desaparição da ação cênica, o autor propõe examinar "efeitos de ausência", com base na observação de duas produções alemãs e uma italiana, realizadas entre 2002 e 2004: Der Meister und Margarita, encenado por Frank Castorf a partir do   romance de Bulgakov;Pablo in der Plusfiliale, espetáculo concebido e realizado por René Pollesch; e Twin rooms, uma criação da companhia Motus.



Resumo Inglês:

The article takes a look at the integration of the video image in contemporary staging, discussing the issue of complexity that this imposes on the modes of presence of the interpreter, the way in which fictional spaces-time intersect and the development of autonomous narrative levels. Starting from the hypothesis that the integration in very high doses of the electronic image in the theatrical representation tends, with different stage directors, to be accompanied by a rarefaction, a disruption and even a near disappearance of the scenic action, the author proposes to examine "effects of absencel0", based on the observation of two German and one Italian productions, carried out between 2002 and 2004: Der Meister und Margarita, staged by Frank Castorf from Bulgakov's novel; Pablo in der Plusfiliale, a show designed and performed by René Pollesch; and Twin rooms, created by the company Motus.