CONTEXTUALIZAÇÃO: A incontinência urinária (IU) é um dos mais comuns problemas de saúde pública entre as mulheres idosas. Apesar de o tratamento conservador ser recomendado como a primeira opção de tratamento, os efeitos do tratamento fisioterapêutico em mulheres idosas com IU não está esclarecido.
OBJECTIVO: Sistematizar as evidências cientÃficas sobre os efeitos do tratamento fisioterapêutico sobre os sintomas miccionais de mulheres idosas com IU.
MÉTODO: A busca de publicações sobre os efeitos de modalidades de tratamento fisioterapêutico em mulheres idosas com IU foi realizada nas bases de dados ISI Web of Knowlegde, Medline/Pubmed, Lilacs, Scielo e PEDro. Foram selecionados ensaios clÃnicos publicados nas lÃnguas inglesa e portuguesa após o ano de 2000. A qualidade metodológica dos estudos foi avaliada pela Escala PEDro, e a análise dos resultados dos estudos foi realizada por meio de revisão crÃtica dos conteúdos.
RESULTADOS: Seis estudos foram revisados na Ãntegra, revelando-se que os exercÃcios de fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico foram o tratamento de escolha na maioria dos estudos. Cinco dos seis estudos selecionados foram classificados como de alta qualidade metodológica. Houve melhora significativa dos sintomas miccionais após o tratamento proposto em cinco dos seis estudos selecionados.
CONCLUSÕES: Conclui-se que o tratamento fisioterapêutico parece ser efetivo para a redução dos sintomas miccionais em mulheres idosas com IU. No entanto, o pequeno número de estudos e a aplicação de técnicas em conjunto limita as conclusões sobre o tema.