El arte grabado en imágenes religiosas

Mandrágora

Endereço:
Rua do Sacramento - n 230 - Rudge Ramos
São Bernardo do Campo / SP
09640-000
Site: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/MA/index
Telefone: (11) 4366-5537
ISSN: 2176-0985
Editor Chefe: Sandra Duarte de Souza
Início Publicação: 01/02/1994
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciência política, Área de Estudo: Psicologia, Área de Estudo: Sociologia, Área de Estudo: Teologia

El arte grabado en imágenes religiosas

Ano: 2009 | Volume: 15 | Número: 15
Autores: M. Moya R.
Autor Correspondente: M. Moya R. | [email protected]

Palavras-chave: Imágenes, sagrado, religioso, arte, modelos, creencias.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Sem a arte não se poderia imaginar o passado. À luz da arte religiosa, se pode entender a maneira de conceber a forma de vida de uma época e os códigos que regiam a vida cotidiana de determinada cultura. A dimensão essencial, entre o artista e o expectador se funde por meio das imagens, que os identifica e os convoca ao grande mistério, de encontrar-se com o sagrado plasmado entre cores e figuras específicas que o visibiliza, para ter algum tipo de resposta ante suas buscas espirituais. O potencial de inspiração é acessível nas pinturas e estimulam o inconsciente coletivo, realizando transferências de significados simbólicos de geração em geração, já que a arte possui seu próprio linguajar narrativo, as imagens se entretém para contar, narrar uma história, é uma forma de expressar idéias e de incorporar crenças. As religiões se expressam por meio da criação artística, com seus modelos doutrinais, e utilizam a arte como meio pedagógico para a evangelização dos povos.



Resumo Inglês:

Without art there is no way we could imagine the past. By the light the religious art gives, it can be understanded and comprenhended the life style of a specific age or the cotidian life codes of a culture. The essential dimension, between the artist and the spectator, is melted trough the images, wich identify and summon them to the big mistery of meeting with the holyness reflected in colors and shapes that make it visible in order to adquire any sort of answer to spirituals searchs. The inspiration potencial is accessible within the paints and stimulates the colective inconcient, making simbolic menaings transference from generation to generation due to the narrative lenguaje of the art. The images interwine themselves to tell history, it’s a way to xpress ideas and incorporates believes. The religions have xpresed themselves by the artistic creation, with their doctirnal models, and have used the art as pedagogic way to evangelize the people.



Resumo Espanhol:

Sin el arte no se podría imaginar el pasado. A la luz del arte religioso, se puede entender la manera de concebir la forma de vida de una época y los códigos que regían en la vida cotidiana de determinada cultura. La dimensión esencial, entre el artista y el espectador se funde por medio de las imágenes, que les identifica y los convoca al gran misterio, de encontrarse con lo sagrado plasmado entre colores y figuras específicas que le visibilice, para tener algún tipo de respuesta ante sus búsquedas espirituales. El potencial de inspiración es accesible en las pinturas, y estimulan el inconciente colectivo, realizando transferencias de significados simbólicos de generación en generación, ya que el arte posee su propio lenguaje narrativo, las imágenes se entretejen para contar una historia, es una forma de expresar ideas y de incorporar creencias. Las religiones se han expresado por medio de la creación artística, con sus modelos doctrinales, y han utilizado el arte como medio pedagógico para la evangelización de los pueblos.