El espíritu santo y el "rey del fin del mundo”: transmisión de carisma e iconografía escatológica en el gobierno Bolsonaro

Ciencias Sociales y Religión

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ISSN: 1982-2650
Editor Chefe: Ronaldo de Almeida
Início Publicação: 01/12/1999
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: Ciência política, Área de Estudo: História, Área de Estudo: Sociologia, Área de Estudo: Teologia

El espíritu santo y el "rey del fin del mundo”: transmisión de carisma e iconografía escatológica en el gobierno Bolsonaro

Ano: 2020 | Volume: 22 | Número: Não se aplica
Autores: Bonfim, Evandro
Autor Correspondente: Evandro Bonfim | [email protected]

Palavras-chave: Imagen, Discurso político, Mesianismo, Cuerpo del rey, Milenarismo

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A eleição de Jair Bolsonaro como presidente do Brasil teve o apoio, dentre outras alianças, de três lideranças religiosas de grande relevância para o Cristianismo brasileiro: o pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus, o bispo Edir Macedo, da Igreja Universal, e o Monsenhor Jonas Abib, da Comunidade Canção Nova (CN). Após a eleição, Bolsonaro fez demonstrações públicas de agradecimento aos religiosos, tendo comparecido a eventos na Assembleia de Deus e na Chácara Santa Cruz, sede da CN no Vale do Paraíba Paulista, e mais recentemente ao Templo de Salomão, da IURD. A visita à Canção Nova foi marcada por um ritual descrito pelos meios de comunicação como “oração”, mas que corresponde ao complexo ritual de “imposição de mãos”, que inclui, além de rezas, a transferência do Espírito Santo, entidade espiritual que faz parte do processo de constituição da pessoa carismática (Bonfim, 2012). O objetivo do artigo é conjugar o aspecto ontológico e ritual da comunicação pneumática contemporânea da Canção Nova dentro das relações entre o religioso e o político, mobilizadas com a ascensão de um governo de direita no Brasil.



Resumo Inglês:

The election of Jair Bolsonaro as president of Brazil was supported, among other alliances, by three noticeable religious leaders of Brazilian Christianity: Pastor Silas Malafaia, of the Assembly of God, Bishop Edir Macedo, of the Universal Church, and the Monsignor Jonas Abib, of the Canção Nova Community (CN). After the election, Bolsonaro made public appearances in order to thanks his religious supporters, having attended events at the Assembly of God and at Chácara Santa Cruz, headquarters of the CN in Vale do Paraíba Paulista, and more recently at the Temple of Solomon, of the IURD. The visit to Canção Nova was marked by a ritual described by the media as “prayer”, but which corresponds to the complex ritual of “laying on of hands”, which includes, in addition to prayers, the transference of the Holy Spirit, a spiritual entity that makes part of the process of constituting the charismatic person (Bonfim, 2012). The objective of the article is to combine the ontological and ritual aspect of contemporary pneumatic communication of Canção Nova within the relations between the religious and the politician mobilized with the ascension of a right-wing government in Brazil.



Resumo Espanhol:

La elección de Jair Bolsonaro como presidente de Brasil ha contado con el apoyo, además de otras alianzas, de tres liderazgos religiosos pivotales para el cristianismo brasileño: el pastor Silas Malafaia, de la Asamblea de Deis, el obispo Edir Macedo, de la Iglesia Universal, y Monseñor Jonas Abib, de la Comunidad Canción Nueva (CN). Tras las elecciones, Bolsonaro realizó una gira pública en agradecimiento a los religiosos, atendiendo a eventos en los templos presididos por ellos, como la Hinca Santa Cruz, sede de la CN en el Valle del Río Paraíba (SP). La visita a Canción Nueva ha sido marcada por un ritual descrito por los medios como “rezo”, pero que se enlaza al complejo ritual de la “imposición de las manos”, que incluye, además de preces, la transferencia del Espíritu Santo –entidad espiritual que forma parte del proceso de conformación de la persona carismática (Bonfim, 2012)–. El artículo busca pensar el aspecto ontológico y ritual de la comunicación paraclética contemporánea, como la de Canción Nueva, en las relaciones entre lo religioso y lo político que han emergido con la ascensión de un gobierno de derecha en Brasil.