Supondo que a experiência do nós ético-histórico, da comunidade,
do povo forma parte da idiossincrasia cultural de nossa América, procura
situar uma ética inculturada a partir da perspectiva latino-americana. Trata
do próprio conceito do nós ético-histórico e de sua eticidade, sem pretender
sequer esboçar uma ética a partir desta abordagem. Em primeiro lugar, aborda
a compreensão do “nós†(1) e, a seguir, a racionalidade ética que corresponde
a tal compreensão (2). Só então, e partir dali, será possÃvel começar a refletir
sobre os distintos conteúdos de uma ética do nós.
Suponien-do que la experiencia del nosotros ético-histórico, la
comunidad, el pueblo, forma parte de la idiosincracia cultural de nuestra
América, intenta plantear una ética inculturada desde la perspectiva latinoamericana.
Trata del concepto mismo del nosotros ético-histórico y de su
eticidad, sin pretender ni siquiera esbozar una ética a partir de ese planteo.
En primer lugar aborda la comprensión del “nosotros†(1) y, luego, la
racionalidad ética que corresponde a dicha comprensión (2). Sólo entonces,
y desde allÃ, será posible comenzar a reflexionar los distintos contenidos de
una ética del nosotros.