A elaboração ficcional da recordação de infância no desvio da escrita de "Em busca do tempo perdido", de Marcel Proust

Odisseia

Endereço:
Avenida Senador Salgado Filho, 3000 - Lagoa Nova
Natal / RN
59078-970
Site: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/index
Telefone: (84) 3342-2220
ISSN: 1983-2435
Editor Chefe: Samuel Anderson de Oliveira Lima e Marcelo da Silva Amorim
Início Publicação: 31/07/2008
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Letras, Área de Estudo: Linguística

A elaboração ficcional da recordação de infância no desvio da escrita de "Em busca do tempo perdido", de Marcel Proust

Ano: 2021 | Volume: 6 | Número: 1
Autores: Francisco Renato de Souza
Autor Correspondente: Francisco Renato de Souza | [email protected]

Palavras-chave: Literatura francesa, Marcel Proust, reinvenção de cena

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

 

Este artigo pretende investigar a possibilidade de uma elaboração prévia da cena de Montjouvain, a cena com componentes de homossexualidade, sadismo e profanação observada pelo narrador de Em busca do tempo perdido, de Marcel Proust. Destacando-se como a cena originária do desvio da escrita na obra em questão, a cena é observada clandestinamente em No caminho de Swann, porém se faz refletir ainda em duas cenas posteriores, na cena do pátio dos Guermantes e na cena do quarto de Balbec, em Sodoma e Gomorra. Além da investigação inicial pretendida, intenta-se também analisar a influência da cena de Montjouvain na elaboração das demais cenas, tendo como direcionamento da análise os efeitos da provável cena originária no desvio de comportamento do narrador e, posteriormente, no desvio da sua elaboração escrita, que se dará, efetivamente, em A prisioneira e em A fugitiva.



Resumo Inglês:

This paper intends to investigate the possibility of a previous elaboration of Montjouvain's scene, the scene with homossexual, sadism and profanity elements, observed by the narrator of In search of lost time, by Marcel Proust. This scene, highlighted as being the writing deviation original scene of the work, is secretly observed in Swann's way. However, it is necessary to reflect upon two later scenes: the one that takes place in Guermantes's patio and the one that happens in Balbec's room, in Sodom and Gomorrah. Thus, in addition to the primarily intended investigation, , it isalso intended to analyze theinfluence of the Montjouvain’s scene on the elaboration of the other scenes, being the analysis guided by the effects of the probable original scene on the narrator’s behavior’s deviation and, later, on the deviation of his writing elaboration, that happens, effectively, inThe Prisoner and in The Fugitive.