A definição do gênero Horror no cinema, suas principais ramificações e classificações. Entre estas, a Novíssima Escola Oriental de Cinema (“J-Horror”, segundo rotulagem popular de acordo com Laura Cánepa) é decupada, a fim de identificar os elementos da cultura oriental que mais frequentemente geram o efeito psicológico – e físico – do horror, nas plateias dos cinemas. Para esta pesquisa em particular, as cenas relevantes de Spirits - Sobrenatural (Oan Hon – Victor Vu – Vietnam-2004), são decupadas a seus elementos essenciais. O resultado é analisado e revelado: a temática principal (a interação entre o mundo espiritual e o mundo material); a palheta de cores do filme (tende a tons frios de verde e azul); cabelos (geralmente longos e negros); crianças (e/ou pessoas pálidas, aos farrapos ou com roupa hospitalar); água (em pequena ou grande quantidade); elevadores(!); e fotografias (digitais ou analógicas), são os elementos assustadores mais frequentemente presentes nos filmes J-Horror – façam eles parte essencial da história ou não. O suporte teórico de Laura Cánepa na definição do gênero Horror e a defesa estilística de Bordwell norteiam a pesquisa e, subconscientemente, a escolha do filme analisado.
The definition of the horror genre in cinema, its main ramifications and classifications. Among these, the Brand New Oriental Film School (“J-Horror”, according to popular labeling according to Laura Cánepa) is decoupled, in order to identify the elements of oriental culture that most often generate the psychological - and physical - effect of horror, in theater audiences. For this research in particular, the relevant scenes from Spirits - Supernatural (Oan Hon - Victor Vu - Vietnam-2004), are decoupled to their essential elements. The result is analyzed and revealed: the main theme (the interaction between the spiritual and the material world); the film's color palette (tends to cool shades of green and blue); hair (usually long and black); children (and/or pale people, in rags or in hospital clothes); water (in small or large quantities); elevators (!); and photographs (digital or analog) are the scariest elements most often found in J-Horror films - whether they are an essential part of the story or not. Laura Cánepa's theoretical support in the definition of the Horror genre and Bordwell's stylistic defense guide research and, subconsciously, the choice of the analyzed film.