Em busca de uma ontologia do processo comunicativo: ou encruzilhadas de um campo científico

Intexto

Endereço:
Rua Ramiro Barcelos, 2705 - Sala 519
Porto Alegre / RS
90035-007
Site: http://www.intexto.ufrgs.br
Telefone: (51) 3308-5116
ISSN: 1807-8583
Editor Chefe: Basílio Sartor / Suely Fragoso
Início Publicação: 31/12/1996
Periodicidade: Mensal
Área de Estudo: Comunicação

Em busca de uma ontologia do processo comunicativo: ou encruzilhadas de um campo científico

Ano: 2013 | Volume: 0 | Número: 29
Autores: Gilson Soares Raslan Filho
Autor Correspondente: Gilson Soares Raslan Filho | [email protected]

Palavras-chave: comunicação, ontologia, empirismo, cientificidade, epistemologia

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O campo científico da comunicação vive uma verdadeira encruzilhada: ou se perde no empirismo do estudo dos meios de comunicação; ou, numa recusa a tal empirismo, se lança numa busca teórica voraz, o que ameaça, por vastidão e frouxidão, seu estatuto científico, inclusive por colocar em suspenso a cientificidade dos estudos realizados no campo. Este ensaio identifica essa encruzilhada como duas faces de uma mesma moeda. Para superá-la, propõe a distinção entre a comunicação como problema e a problemática do campo específico da Comunicação, o que se realiza como uma tarefa de construção de uma ontologia do processo comunicacional.



Resumo Inglês:

The field of science communication is experiencing a crossroads: either lose the empiricism of the study of media or launches into a purely formal search theory, which threatens its scientific status. This paper identifies the crossroads as two sides of the same coin. To overcome it, proposes a distinction between communication as a problem and the problem of the specific field of communication, which takes place as a task of building an ontology of the communication process.



Resumo Espanhol:

El campo científico de la comunicación está experimentando un cruce de caminos: o bien perder el empirismo en el estudio de los medios de comunicación, o se lanza a una búsqueda voraz teórico, poniendo en peligro su estatus científico, ya sea por su difusión en el empirismo, ya sea en el formalismo. Este estudio identifica esta intersección como las dos caras de una misma moneda. Para superarlo, se propone una distinción entre la comunicación como un problema y el problema del campo específico de la comunicación, que se lleva a cabo como una tarea de construir una ontología del proceso de comunicación.