Em nome do bem

Opiniães

Endereço:
Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, salas 04 e 09 - Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, FFLCH, USP - Butantã / Cidade Universitária
São Paulo / SP
05508-900
Site: http://revistas.usp.br/opiniaes
Telefone: (11) 3091-4289
ISSN: 25258133
Editor Chefe: Comissão Editorial
Início Publicação: 31/12/2009
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Letras

Em nome do bem

Ano: 2010 | Volume: 1 | Número: 1
Autores: Roberto Círio Nogueira
Autor Correspondente: R. C. Nogueira | [email protected]

Palavras-chave: Grande sertão: veredas, “Intestino grosso”, “O cobrador”, revolução, utopia, desigualdade social, revolution, social inequality

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O artigo apresenta um estudo comparativo entre o episódio da guerra deflagrada pelo personagem Zé Bebelo, em Grande sertão: veredas, de Guimarães Rosa, e os atentados cometidos pelo narrador-protagonista do conto “O cobrador”, de Rubem Fonseca. Com relação ao primeiro, pretende-se demonstrar sua compreensão idealizada da modernidade, segundo a qual a redenção da condição miserável dos sertanejos só seria possível através de uma revolução que impusesse a ordem republicana no sertão. Já com a análise de “O cobrador”, tencionamos explicitar a dissimulação com a qual o narrador se descreve como quem luta por uma sociedade mais igualitária; objetivo que, à semelhança do ocorrido com Zé Bebelo, também não é alcançado. A frustração dos ideais de ambos os personagens articula-se, por sua vez, a uma imagem de desigualdade social, que aproxima os textos de ambos os autores, justificando a abordagem comparativa.



Resumo Inglês:

Essay focused on the war started by Zé Bebelo in Grande sertão: veredas, whose cause is founded on an idealized
comprehension of modernity. According to this conception, the redemption of the sertanejos’ miserable condition would only be possible if a revolutionary action could supplant the jagunços’ power through republican order. The reverse of this social-political view finds in Rubem Fonseca’s short stories “Intestino grosso” and “O Cobrador” some examples of demystification of a utopian modernity and of a violent strategy of social inclusion in the universe of consumption. Such contraposition reiterates a perception of a future that is no longer how it used to be.