A questão sobre a verdade, se não for bem colocada, pode dificultar o encontro e o
diálogo entre teologia e literatura. A elaboração da ficção não é necessariamente
distanciamento da verdade, nem o discurso teológico é o único verdadeiro. A
metafÃsica tradicional já afirmava o belo e o verdadeiro como transcendentais. Hoje,
mesmo em ciências, debate-se sobre a compreensão da verdade uma vez que tal
conceito não é simples nem unÃvoco. Reconhecendo que há diversas ordens de verdade
e diferentes caminhos para atingi-la, o texto enfoca as distintas maneiras de se colocar
o problema da verdade em literatura e em teologia, mas de maneira a facilitar um real
diálogo entre elas, mostrando, por uma rápida referência aos estudos bÃblicos, que tal
diálogo é possÃvel e mesmo desejável. Não há que se opor, por exemplo, a verdade
histórica à verdade literária, que é aquela apresentada pelo texto, mas busca-se alcançar
a “verdade de salvaçãoâ€, aquela que vai se relacionar de maneira mais direta com a fé.
The question about the truth, if not well placed, can hamper the meeting and
dialogue between theology and literature. The development of fiction is not
necessarily a distance of truth, nor the theological discourse is the only true.
Traditional metaphysics has already claimed the beautiful and the true as
transcendental. Today, even in science, we debate about the understanding of
truth because this concept is not simple, nor univocal. Recognizing that there
are several orders of truth and different ways to achieve it, the paper looks at
different ways of putting the question of truth in literature and theology, but in
order to facilitate a real dialogue between them showing, for a quick reference
to Bible studies, that such a dialogue is possible and even desirable. Here, there
is no need to oppose, for example, the historical truth to the literary truth, which
is that presented by the text, but seeks to achieve the “truth of salvationâ€, the
one that will relate more directly with faith.