Emancipação feminina e a moda sessentinha dos três visionários: Pierre Cardin, André Courreges e Paco Rabanne

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ISSN: 1982-615X
Editor Chefe: Daniela Novelli
Início Publicação: 01/01/2008
Periodicidade: Semestral

Emancipação feminina e a moda sessentinha dos três visionários: Pierre Cardin, André Courreges e Paco Rabanne

Ano: 2022 | Volume: 16 | Número: 38
Autores: Maria Teresa Lopes Ypiranga, Dionísio Tito de Barros Neto
Autor Correspondente: Maria Teresa Lopes Ypiranga | [email protected]

Palavras-chave: emancipação feminina, visionários da moda dos anos 1960, discurso visual

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo tem como objetivo demonstrar como as produções estéticas dos estilistas intitulados “os três visionários” legitimaram o regime de aparência da década de 1960 enquanto fenômeno de moda, e como eles, em consonância com o contexto histórico da época, atuaram como agentes no processo de emancipação feminina, a  partir do conceito de Discurso Visual de Lopes (2014). Destaca-se a alteração da linha do pudor com o uso da minissaia, por meio da qual a moda suscitou processos emancipatórios das mulheres, ampliando esse aspecto para o entendimento do mesmo como uma luta por uma vontade de verdade Foucault (2013) que empoderou a mulher e o corpo feminino do referido período.



Resumo Inglês:

The article summarized here refers to a historical analysis of the aesthetic production of stylists, here entitled as the three visionaries, namely: Pierre Cardin, André Courrèges and Paco Rabanne. Summarizing their aesthetic propositions and demonstrating how they, in their times, were agents in the process of female emancipation in the 1960s. Here we also present the concept of Visual Discourse, proposed by (Omitido para Revisao Cega) and discuss how these three designers in particular attended to the sociocultural and economic context when their creations legitimized the appearance regime of the 1960s as a fashion phenomenon, the cold war and the space race and presents its consequences for people's lives and imagination. Finally, it contributes to discuss the issues that fashion raises for the processes of female emancipation, highlighting the change in the line of modesty with the use of the miniskirt and expanding this aspect to the struggle for a will to truth (Foucault [(1970)) 2013] that brings to women the power and possession of the image and the female body.



Resumo Espanhol:

Este trabajo expone cómo las producciones estéticas de los estilistas, tituladas: las tres visionarias, legitimaron el régimen de apariencia de la década de 1960 como fenómeno de la moda, y cómo ellos, en consonancia con el contexto histórico de la época, actuaron como agentes en el proceso de emancipación. femenino, desde el concepto de Discurso Visual de Lopes, M.T. (2014). Hablamos también de cómo la moda suscitó los procesos emancipatorios de las mujeres, destacando el cambio en la línea del pudor con el uso de la minifalda, ampliando este aspecto para entenderlo como una lucha por una voluntad de verdad (Foucault [(1970) 2013)] que empoderó a la mujer y al cuerpo femenino de la época.