Emergência urbana: criação de espaço público e o nascimento do 'Parque Minhocão' na cidade de São Paulo

Ponto Urbe

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ISSN: 19813341
Editor Chefe: Profª. Drª. Silvana de Souza Nascimento
Início Publicação: 06/08/2007
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Antropologia

Emergência urbana: criação de espaço público e o nascimento do 'Parque Minhocão' na cidade de São Paulo

Ano: 2020 | Volume: 1 | Número: 26
Autores: J. P. de L. Campos
Autor Correspondente: J. P. de L. Campos | [email protected]

Palavras-chave: espaço urbano, antropologia urbana, arte urbana, parque minhocão

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Neste artigo analisamos a emergência do Parque Minhocão, em São Paulo, a partir das interações e engajamentos que os habitantes da cidade realizam com esse famoso viaduto da capital. Observamos que o espaço não é algo de significado fixo, mas que emerge continuamente e de forma espontânea das ações não planejadas das pessoas que recebem o espaço historicamente constituído e continuam a moldá-lo através das demandas da sociabilidade de suas vidas. Apontamos que no caso do Parque Minhocão a dimensão criativa e lúdica é elemento central para se entender como se dá o processo de democratização de áreas privadas ou restritas da cidade e que são incorporadas pelas pessoas como espaço público, sem necessariamente haver a mediação do poder público. O Minhocão representa no imaginário paulistano um projeto urbanístico de insucesso que degradou a cidade; notamos, porém, que em seu dia a dia as pessoas não olham apenas para as imperfeições desse viaduto, integrando-o às suas vidas e atribuindo-lhe qualidades.



Resumo Inglês:

In this article we analyze the emergence of Parque Minhocão, in São Paulo, based on the interactions and engagements that the inhabitants of the city make with this famous viaduct. We note that Minhocão, as a space, is not something of fixed meaning, but it continually emerges from unplanned actions carried out by people who receive it historically and have continued to shape it to adapt it to its vital demands. We point out that, in the case of the Parque Minhocão Park, the creative and playful dimension is a constituent element of its process of genesis, which we identify with the democratization of urban areas without necessarily having the mediation of the public authority. In São Paulo’s imaginary, Minhocão represents an unsuccessful urban project that degraded the city, but we note that in their daily life people do not only look at the imperfections of this viaduct, but create strategies to integrate it in a healthy way to their daily life .