Enfrentamentos permanentes em ativismos artísticos

Urdimento

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta - 1907 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035-901
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/index
Telefone: (48) 3664-8353
ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Enfrentamentos permanentes em ativismos artísticos

Ano: 2019 | Volume: 3 | Número: 36
Autores: Roberta Pedroni, Marcilio de Souza Vieira
Autor Correspondente: Roberta Pedroni | [email protected]

Palavras-chave: arte, artivismo, política, dança

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

 

O presente artigo propõe-se a discutir a importância e urgência das ações artivistas nos tempos atuais, especialmente no que se refere à dança. Para tanto, lançamos mão da categoria “hegemonia” nos termos propostos pelo pensador marxista italiano Antônio Gramsci, além da ideia de política como o diálogo entre o privado e o público, através da negociação da diversidade e em busca da liberdade/emancipação dos sujeitos, o texto traz reflexões sobre as possíveis potências ativistas da arte e, ao mesmo tempo, as alterações que esta pode sofrer pelos direcionamentos ativistas que a atravessam. Nesse caminho, a pesquisa revela um cenário complexo, móvel e frutífero na relação entre arte e política, de fazeres e dizeres diversos, em que a arte, sofrendo rebatimentos e tensionamentos da política, também os produz, criando espaços que potencializam sua natureza contra hegemônica.



Resumo Inglês:

The present article proposes to discuss the importance and urgency of the artivist actions in the present times, especially with regard to dance. To this end, we use the term “hegemony” in the terms proposed by the Italian Marxist thinker Antonio Gramsci, also an idea of politics as the dialogue between private and public, through the negotiation of diversity and in search of freedom / emancipation of subjects, the text brings reflections on the possible activist powers of art and, at the same time, the alterations that this can undergo for the activist directives that cross it. In this way, the research reveals a scenario complex, mobile and fruitful in the relationship between art and politics, of doing and saying in which art, undergoing rebounds and tensions of politics, it also produces them, creating spaces that enhance their hegemonic.