ENGENHO DE DENTRO – DA OFICINA AO LEGADO OLÍMPICO: LAZER, ESPORTES E ESPAÇO

Revista Turismo & Cidades

Endereço:
Rua das Crioulas, 214 - 282 - Centro
São Luís / MA
65015-090.
Site: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/turismoecidades/index
Telefone: (98) 3272-8442
ISSN: 2674-6972
Editor Chefe: Prof. Dr. Saulo Ribeiro dos Santos; Profa. Ma. Ângela Roberta Lucas Leite
Início Publicação: 26/01/2019
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Geografia, Área de Estudo: História, Área de Estudo: Administração, Área de Estudo: Arquitetura e urbanismo, Área de Estudo: Turismo

ENGENHO DE DENTRO – DA OFICINA AO LEGADO OLÍMPICO: LAZER, ESPORTES E ESPAÇO

Ano: 2019 | Volume: 1 | Número: 2
Autores: Renan do Nascimento Barata Antunes, Ciro Marques Reis
Autor Correspondente: Renan do Nascimento Barata Antunes | [email protected]

Palavras-chave: Engenho de Dentro. Megaeventos.Lazer.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo tem como objetivo identificar quais foram os legados deixados à população residente do bairro do Engenho de Dentro, local que sofreu importantes modificações já no século XIX por conta da ampliação das linhas da Rede Ferroviária Federal e posteriormente para os megaeventos realizados na cidade do Rio de Janeiro. Importantes autores nos ajudam a compreender os efeitos que os megaeventos deixaram para cidade. A partir da bibliografia consultada e o trabalho de campo procuramos perceber como o processo capitalista dinamiza e altera significativamente o espaço urbano e as relações sociais. Procura-se analisar se o legado olímpico para o entorno do estádio Nilton Santos é de fato percebido no espaço e quais equipamentos urbanos se apresentam como práticas de lazer e desportos.



Resumo Espanhol:

Este artículo tiene como objetivo identificar que legados se dejaron a la población residente del barrio Engenho de Dentro, un lugar que experimentó cambios significativos em el siglo XIX debido a la expansión de las líneas de la Red Federal de Ferrocarriles y más tarde a los megaeventos celebrados em Río de Enero. Los principales autores nos ayudan a comprender los efectos que los megaeventos dejaron em la ciudad. A partir de la bibliografía consultada y el trabajo de campo, buscamos comprender cómo el proceso capitalista dinamiza y altera significativamente el espacio urbano y las relaciones sociales. El objetivo es analizar si el legado olímpico en torno al estadio Nilton Santos se percibe realmente em el espacio y qué equipamiento urbano se presenta como práctica deportiva y de ocio.