A transposição de obras literárias para outras mÃdias é uma prática habitual que está longe de ser compreendida em sua complexidade dada a prevalência da forma de comunicação escrita sobre os demais modos. Vários estudos (KRESS& Van LEEUWEN, 1999; JENKINS, 2013; STREET, 2003) apontam para uma tendência de superar a visão monolÃtica e tradicional de letramento e das relações com os textos multimodais em favor da exploração das inter-relações dos diferentes modos de produção de significados. Dentre tantas transposições disponÃveis, as graphic novels tem destaque entre o público jovem que, ao consumirem esses textos transpostos, se envolvem em práticas de letramento múltiplas. Assim, o objetivo desse trabalho é analisar a linguagem visual de duas transposições do romance Drácula, do escritor Bram Stocker (1847 - 1912), com intuito de compreender quais implicações essa forma de letramento pode ter no ensino de literatura através de uma perspectiva de letramentos como prática social (STREET, 1984) e multimodal (KRESS, 2010). A análise se baseia no conceito de multimodalidades apresentado por KRESS e JEWITT (2010) e tem como suporte as ferramentas de análise de imagens descritas por KRESS e VAN LEEUWEN (1999). Ao final, tecemos considerações sobre as possibilidades de uso de textos literários e multimodais em sala de aula com vistas à construção de leituras multimodais, transculturais e participativas.