Este ensaio apresenta algumas reflexões iniciais a respeito do Cinema, enfatizando-o como uma manifestação da cultura mundial, que ganhou status de obra de arte – a Sétima Arte. O objetivo primordial foi destacar o caráter sócio-cultural e histórico do Cinema, o apresentado em uma perspectiva psicossocial. Para tanto, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, com destaque para Adorno e Horkheimer (1985), Bergan (2009), Merten (2005), Morin (1989; 1990), e Zusman (1994). Nesse sentido, foi discutida a transformação da arte em “indústria culturalâ€, a relação fã-Ãdolo e o valor do “cinema independenteâ€. E, finalmente, foi possÃvel considerar que o Cinema tem a possibilidade de projetar na tela e, consequentemente, no imaginário popular toda a construção social da realidade, objetiva e subjetiva, historicamente produzida por meio das relações intra e interpsÃquicas, e, ainda, revelar aos olhos do espectador informações a respeito do percurso e experiência social da humanidade, bem como de sua existência pessoal e cotidiana, como sujeito histórico, que cria e é criado por sua cultura.
ESSAY ABOUT THE CINEMA: A PSYCHOSOCIAL PERSPECTIVE OF THE SEVENTH ART
This paper presents some initial reflections on the Cinema emphasizing it as a manifestation of world culture, which gained the status of work of art – the Seventh Art. The primary objective was to highlight the social, cultural and historical character of the Cinema, presenting it in a psychosocial perspective. For this, the methodology used was literature, specially Adorno and Horkheimer (1985), Bergan (2009), Merten (2005), Morin (1989, 1990), and Zusman (1994). In this sense, it was discussed the transformation of Art into “culture industryâ€, the relationship between fan-idol and the value of “independent cinemaâ€. And, finally, it was possible to consider that Cinema shows on the screen and, consequently, in the ‘collective self’ the social construction of reality; produced objective, subjective and historically by means of intra and interpsychic. The Cinema can also reveal to the spectator's eyes information about manhood’s pathways and social experience, as well as their own personal and everyday existence, as a historical ‘self’, who creates and is created by his/her own culture.
Keywords: Cinema. Art. Cultural industry.