O ensino e a divulgação das geociências são pouco disseminados não só no âmbito escolar, mas também para a sociedade em geral. No contexto das geociências está inserida a geodiversidade, que teve seu conceito introduzido na década de 1990 e vem crescendo nacional e internacionalmente. No entanto, diferente da biodiversidade, que é amplamente divulgada em toda a sociedade, a geodiversidade até hoje é desconhecida por grande parte da população, mesmo sabendo que seu estudo é importante para o entendimento dos processos da evolução e da dinâmica da Terra. A inserção da Educação Ambiental na divulgação desta temática pode evidenciar os aspectos abióticos muitas vezes esquecidos. Esse trabalho tem por objetivo inserir esse conteúdo em sala de aula através de uma metodologia mais alternativa: uma aula didática explicativa, porém mais dinâmica, e um jogo de tabuleiro, este ilustrando os elementos da geodiversidade (rochas, minerais, fósseis, formas de relevo, solos) e alguns locais com potencial geoturístico e maior visibilidade no estado da Paraíba, tais como, Vale dos Dinossauros, Lajedo do Pai Mateus, Pedra da Boca, Pedra do Ingá e as Falésias do Cabo Branco. Por fim, buscou-se verificar se a metodologia aplicada se apresenta como uma ferramenta facilitadora de aprendizagem. Espera-se contribuir para o ensino-aprendizagem dos alunos, de uma forma prazerosa e divertida, despertando a curiosidade e o interesse em aprender sobre geodiversidade e geociências. Para a obtenção dos dados utilizados na pesquisa, foi realizada uma visita na Escola Municipal Antônia Luna Lisboa, localizada no município de Rio Tinto-PB, na qual foram postas em prática as atividades. Para validar o jogo e a aula foi feita uma análise através de questionários, um pré-teste para avaliar o conhecimento prévio dos alunos e um pós-teste para averiguar se a metodologia aplicada em cada sala de aula contribuiu de maneira significativa como ferramenta para o ensino do conteúdo proposto. As metodologias aplicadas foram bem aceitas pelos alunos, os quais demonstraram interesse em aprender. Depois de aplicados, tanto a aula, quanto o jogo, verificou-se que as respostas dos questionários pós-teste foram mais satisfatórias e contribuíram significativamente para o conhecimento-aprendizagem dos alunos. A partir da análise dos resultados, constatou-se que novas alternativas pedagógicas são necessárias para o estímulo e a aprendizagem. Jogos podem e devem ser usados como recurso pedagógico, de modo que os alunos aprendam brincando, e aulas mais interativas, com uso de slides com imagens, também contribuem para o ensino-aprendizagem dos alunos.
The education and the divulgation of the geosciences are poorly disseminated, not only in the educational range, but also for the society in general. Among the geosciences, there is the geodiversity, which had its concept introduced in the 90’s decade and has been growing worldwide ever since; however, unlike the biodiversity that is broadly disclosed for all society, the geodiversity is unknown for a large percentage of the population, even though such knowledge is very necessary for the understanding of the evolution and dynamic processes of the Earth. Bringing environmental education into the geodiversity divulgation might make the abiotic aspects, which are often forgotten, stand out. This work aims to introduce geodiversity themes in the schoolroom through a board game, illustrating the geodiversity elements (rocks, minerals, fossils, land forms, soils) and some places with geotouristic potencial and better visibility in the State of Paraíba, such as Vale dos Dinossauros (Dinosaur Valley), Lajedo de Pai Mateus, Pedra da Boca, Pedra do Ingá and the Cabo Branco cliffs, as well as verify if the methodology applied appears to be an efficient tool of learning. It is expected to contribute, for the teaching-learning process, in a fun and pleasant way, awakening the curiosity and interest to learn about geodiversity and geosciences. In order to obtain the data used in the search, a visit to the Municipal School Antonia Luna Lisboa, located in the county of Rio Tinto-PB, took place, in which the aforementioned exercises where put into practice. To validate the learning improvement achieved, an analysis through tests was held, where a pretest and an after test to assess the knowledge of the student were applied, to ascertain if the methodology contributed significantly as a tool of education of the geodiversity. The methodology was well-accepted by the students, and it was verified that the answers of the after test were satisfactory. Through the review of the results, it was found that new pedagogical alternatives are necessary for the motivation and learning of the students. Games can and must be used as a pedagogical resource, in a way that the students learn while playing; more interactive classes using slides with images also contribute for the teaching-learning of the students.