Ensinando línguas em uma perspectiva pluricêntrica: o Portal do Professor de Português Língua Estrangeira/Língua Não Materna (PPPLE)

Domínios de Lingu@gem

Endereço:
Av. João Naves de Ávila, 2121 - Sala 1U-206 - Santa Mônica
Uberlândia / MG
38408-144
Site: http://www.seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem
Telefone: (34) 3239-4162
ISSN: 1980-5799
Editor Chefe: Guilherme Fromm
Início Publicação: 31/05/2007
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: Linguística

Ensinando línguas em uma perspectiva pluricêntrica: o Portal do Professor de Português Língua Estrangeira/Língua Não Materna (PPPLE)

Ano: 2018 | Volume: 12 | Número: 2
Autores: Paula Clarice Santos Grazziotin de Jesus, Gilvan Müller de Oliveira
Autor Correspondente: Paula Clarice Santos Grazziotin de Jesus | [email protected]

Palavras-chave: PPPLE, Português como língua estrangeira, Línguas pluricêntricas

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo trata do Portal do Professor de Português Língua Estrangeira/Língua Não Materna (PPPLE), analisando a plataforma como recurso para o ensino de língua portuguesa a partir de uma perspectiva pluricêntrica. O texto traz um resgate histórico dos movimentos políticos linguísticos que levaram a sua criação, mapeando atividades e documentos que marcaram o processo. Em seguida, analisamos o Portal como recurso para o ensino, trazendo um olhar sobre suas características e um mapeamento de estudos já existentes no Brasil sobre o uso do PPPLE como fonte por professores de português. Neste estudo, buscamos identificar que contribuições o PPPLE tem oferecido e pode oferecer para fortalecer a gestão democrática da língua portuguesa e a promoção da diversidade cultural da lusofonia.



Resumo Inglês:

This article deals with the Portal of the Teacher of Portuguese as a Foreign Language/Non-Mother Tongue(PPPLE), analyzing this tool of the International Institute of the Portuguese Language (IILP) of the Community of Portuguese-speaking Countries (CPLP) as a resource for teaching Portuguesefrom a pluricentric perspective. The text brings a historical of linguistic political processes that led to its creation, mapping the major activities and documents. Next, we analyze PPPLE as a resource for teaching, looking at its characteristics. We collected existing studies in Brazil about the use of PPPLE as a source by Portuguese teachers. We sought to identify what contributions PPPLE has offered and can offer to strengthen the democratic management of the Portuguese language and the promotion of the cultural diversity of the lusophone countries.