ENSINO DE HISTÓRIA E DECOLONIALIDADE: PROPOSTA E EXPERIÊNCIA DA ESCOLA AFRO-BRASILEIRA MARIA FELIPA

Revista Em Favor de Igualdade Racial

Endereço:
6637 - Br 364, Km 04 - Distrito Industrial
Rio Branco / AC
Site: https://periodicos.ufac.br/index.php/RFIR/issue/view/155
Telefone: (68) 9974-5156
ISSN: 2595-4911
Editor Chefe: Flávia Rodrigues Lima da Rocha
Início Publicação: 11/05/2020
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

ENSINO DE HISTÓRIA E DECOLONIALIDADE: PROPOSTA E EXPERIÊNCIA DA ESCOLA AFRO-BRASILEIRA MARIA FELIPA

Ano: 2023 | Volume: 6 | Número: 2
Autores: Gusmão Freitas Amorim
Autor Correspondente: Gusmão Freitas Amorim | [email protected]

Palavras-chave: ensino de história, colonialidade. decolonialidade, Escola Afro-Brasileira Maria Felipa.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo reflete sobre as aproximações entre a ciência da história, o seu ensino e a decolonialidade: releitura crítica de contextos políticos, sociais e históricos da América Latina, das estruturas de poder e saber que herdamos do antigo sistema colonial cujas lógicas ainda dominam nossa contemporaneidade. Com esse objetivo, analisamos a proposta educacional da Escola Afro-Brasileira Maria Felipa, fundada em 2018, em Salvador, na Bahia, que organiza todo o seu currículo — e não somente o do ensino de História — a partir de uma perspectiva decolonial. Realizamos revisão de literatura sobre a colonialidade e a decolonialidade, com Quijano (2009), Walsh (2013) e Ballestrin (2013); a história e seu ensino, com de Ramallo (2016; 2017) e Azevedo (2020) bem como, tomamos como base a perspectiva reflexiva de Passos e Pinheiro (2021) sobre os primeiros anos de existência da escola. Sobressaindo, então, três resultados: 1) um panorama histórico e epistemológico dos conceitos de colonialismo, colonialidade e decolonialidade, seus fundamentos, em especial no diálogo com a educação; 2) reflexão sobre quais características assumiria um ensino de história decolonial e 3) ponderação sobre a proposta/experiência de ensino de história constituída no Projeto Político-Pedagógico (2020) da Escola Afro-Brasileira Maria Felipa. Concluímos como é evidente a vocação da ciência histórica e do seu ensino bem como da perspectiva decolonial, em reconhecer e questionar as estruturas do passado apresentadas como “naturais”, de modo a desnaturalizá-las.



Resumo Inglês:

The present article reflects on the approximations between the science of history, its teaching, and decoloniality: critical re-reading of the political, social, and historical contexts of Latin America, of the power and knowledge structures that we inherited from the former colonial system, but whose logics still dominate our contemporaneity. With this objective, we analyze the educational proposal of the Escola Afro-Brasileira Maria Felipa, founded in 2018, in Salvador-BA, which organizes its entire curriculum —and not only that of the History teaching —from a decolonial perspective. We conducted a literaturereview on coloniality and decoloniality, with Quijano (2009), Walsh (2013), and Ballestrin (2013); history and its teaching, with de Ramallo (2016; 2017) and Azevedo (2020); as well as, we took as a basis the reflective perspective of Passos and Pinheiro (2021) on the first years of the school's existence. Three results emerge from this: 1) a historical and epistemological overview of the concepts of colonialism, coloniality, and decoloniality, their foundations, particularly in dialogue with education; 2)reflection on what characteristics a decolonial history teaching would assume, and 3) consideration of the proposal/experience of history teaching constituted in the Political-Pedagogical Project (2020) of the Escola Afro-Brasileira Maria Felipa. We conclude that the vocation of historical science and its teaching, as well as the decolonial perspective, is evident in recognizing and questioning the structures of the past presented as "natural", in order to denaturalize them.