Um dos grandes desafios enfrentados pela educação é o de refletir sobre os usos efetivos das tecnologias digitais da informaçãoe comunicação, de modo a proporcionar aos estudantes uma aprendizagem contextualizada e significativa. Diante disso, o objetivo do artigo é refletir sobre os usos efetivos das tecnologias digitais da informação e comunicação na educação nestes tempos tecnológicos,para, assim,alcançar outras formas de fazer educação. O ensino da programação pode gerar estímulos ao desenvolvimento do pensamento computacional, permitindo que a criança possa vir a ser construtora de artefatos digitais. Ressaltamos, assim, que nosso estudo é de caráter teórico reflexivo, constituído por pesquisa bibliográfica,com contribuições de Castells (1999), Coll e Monereo (2010), Papert (1994), Selwyn (2017), dentre outros estudiosos. Apresentamos, em um primeiro momento, uma explanação sobre a abordagem construcionista e a educação, com base nos estudos do seu idealizador Seymour Papert. Em um segundo momento, refletimos sobre o ensino de programação para crianças para, em seguida, contextualizar o pensamento computacional e as estratégias de implementação adotadas. A partir desse estudo, vislumbramos um horizonte de possibilidades para a necessária mudança de paradigma na educação.
One of the great challenges faced by education is to reflect on the effective uses of digital information and communication technologies, in order to provide students with contextualized and meaningful learning. Therefore, the objective of the article is to reflect on the effective uses of digital information and communication technologies in education in these technological times, to achieve other ways of providing education. The teaching of programming can generate stimuli for the development of computational thinking, allowing the child to become a builder of digital artifacts. We emphasize, therefore, that our study is theoretical and reflective, consisting of bibliographical research, with contributions from Castells (1999), Coll and Monereo (2010), Papert (1994), Selwyn (2017), among other scholars. We present, at first, an explanation about the constructionist approach and education, based on the studies of its creator Seymour Papert. In a second moment, we reflect on teaching programming to children to then contextualize the computational thinking and implementation strategies adopted. From this study, we glimpse a horizon of possibilities for the necessary paradigm shift in education.