ENSINO E CULTURA POPULAR: CAMINHOS PARA A CONSTRUÇÃO DE SABERES SOCIOHISTÓRICOS EM AÇAILÂNDIA-MA

REVISTA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO

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ISSN: 2178-7476
Editor Chefe: Maria do Horto Salles Tiellet
Início Publicação: 31/12/2003
Periodicidade: Semanal
Área de Estudo: Educação

ENSINO E CULTURA POPULAR: CAMINHOS PARA A CONSTRUÇÃO DE SABERES SOCIOHISTÓRICOS EM AÇAILÂNDIA-MA

Ano: 2021 | Volume: 35 | Número: 1
Autores: M.J. Oliveira
Autor Correspondente: M.J. Oliveira | [email protected]

Palavras-chave: ensino, cultura popular, produção de conhecimento

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo apresenta reflexões histórico-sociais ao discutir as significações de cultura popular e sua relevância na produção de conhecimento popular de alunos dos anos finais do ensino fundamental, em uma escola pública situada na zona rural de Açailândia, município do estado do Maranhão. Objetivou-se, portanto, a partir das reflexões oportunizadas pelo público participante, compreender a produção de conhecimento social utilizando a cultura popular dos indivíduos envolvidos no processo. Para tanto, utiliza-se embasamentos teórico-metodológicos da corrente de pensamento construtivista de Jean Piaget (1896-1930) e socioconstrutivista de Lev Vygotsky (1896-1934), bem como conceitos e ideias Paulo Freire (1996); José Cruz (2008); Petrônio Domingues (2011); Vera Werneck (2006); Roque Laraia (1986), dentre outros. Como resultado final desta pesquisa, obtém-se a contextualização discursiva da possibilidade de uso da cultura popular como construtora do saber de mundo e didático dos indivíduos, uma vez que o homem é submetido à experiência coletiva e, enquanto ser social, comunga de costumes de dissidentes grupos de indivíduos, tais que influenciam no modo de recepção e construção do conhecimento humano.



Resumo Inglês:

This article presents historical and social reflections when discussing the meanings of popular culture and its relevance in the production of popular knowledge of students in the final years of elementary school, in a public school located in the rural area of Açailândia, municipality of the state of Maranhão. It was aimed, therefore, from the reflections provided by the participating public, to understand the production of social knowledge using the popular culture of the individuals involved in the process. To do so, we used the theoretical and methodological foundations of Jean Piaget’s (1896-1930) constructivist current of thought and Lev Vygotsky’s (1896-1934) socioconstructivist current of thought, as well as concepts and ideas from Paulo Freire (1996); José Cruz (2008); Petrônio Domingues (2011); Vera Werneck (2006); Roque Laraia (1986), among others. As a final result of this research, we obtain the discursive contextualization of the possibility of using popular culture as a builder of world and didactic knowledge of individuals, since man is subjected to the collective experience and, as a social being, shares the customs of dissenting groups of individuals,



Resumo Espanhol:

: Este artículo presenta reflexiones históricas y sociales al discutir los significados de la cultura popular y su relevancia en la producción de conocimiento popular de los alumnos de los últimos años de la escuela primaria, en una escuela pública ubicada en la zona rural de Açailândia, municipio del estado de Maranhão. Se pretendía, por tanto, a partir de las reflexiones aportadas por el público participante, comprender la producción de conocimiento social utilizando la cultura popular de los individuos implicados en el proceso. Para ello, utilizamos fundamentos teóricos y metodológicos de la corriente de pensamiento constructivista de Jean Piaget (1896- 1930) y del constructivista social Lev Vygotsky (1896-1934), así como conceptos e ideas Paulo Freire (1996); José Cruz (2008); Petrônio Domingues (2011); Vera Werneck (2006); Roque Laraia (1986), entre otros. Como resultado final de esta investigación, se obtiene la contextualización discursiva de la posibilidad de utilizar la cultura popular como constructora de mundo y conocimiento didáctico de los individuos, ya que el hombre está sometido a la experiencia colectiva y, como ser social, comparte costumbres de grupos de individuos disidentes, tales que influyen en el modo de recepción y construcción del conocimiento humano.