O presente trabalho apresenta uma análise discurso-materialista da imagem feminina, inscrita nos romances urbanos de Alencar – Lucíola (1862) e Senhora (1875) – de modo a tentar compreender como se constrói o imaginário de mulher sob a ótica alencariana a partir dos deslocamentos e/ou permanências de sentido com a imagem feminina contemporânea, dando visibilidade aos movimentos dos sentidos que fundam uma interdiscursividade entre o século XIX e o XXI. Esse gesto possibilitou-nos compreender os significantes literários como sendo atravessados pelo funcionamento ideológico do Estado burguês e pelo discurso cristão, que atuam de maneira foraclusiva na constituição da imagem feminina em Alencar, a qual é inscrita, ao mesmo tempo, como altiva e submissa.
This paper presents a discourse - materialistic analysis of the feminine image, inscribed in the urban novels by Alencar - Lucíola (1862) and Senhora (1875) - in order to understand how the imaginary woman is created from the perspective of Alencar, and the slips and/or stays of senses of contemporary feminine image, giving visibility to the movements of the senses which mark one interdiscursivity between the nineteenth and twenty - first century. This gesture enabled us to understand these novels as being crossed by the ideological functioning of the bourgeois state and by the Christian discourse, which act together in the constitution of the female image in Alencar, which is inscribed, at the same time, as haughty and submissive.