Entre a arte e o parque: o público no Inhotim

Revista Visuais

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ISSN: 2447-1313
Editor Chefe: Prof. Dr. Mauricius Martins Farina
Início Publicação: 03/08/2015
Periodicidade: Bianual
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Entre a arte e o parque: o público no Inhotim

Ano: 2021 | Volume: 7 | Número: 1
Autores: Robson Xavier da Costa
Autor Correspondente: Robson Xavier da Costa | [email protected]

Palavras-chave: museu de arte Contemporânea, público, educativo de museus, Inhotim.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

 

As relações estabelecidas entre os museus de arte contemporânea e seus públicos, dizem respeito a todo o staffde profissionais envolvidos, abrangendo, também, aspectos do setor educativo do museu. Este ensaio apresenta um recorte da tese, intitulada “percepção ambiental em museus paisagens de arte contemporânea: a legibilidade dos museus Inhotim/Brasil e Serralves/Portugal avaliada pelo público/visitante”, defendida em 2014 no PPGAU UFRN, abordando os aspectos relativos à interação entre o público e o Inhotim. Tomamos como referência o “modelo de experiência interativa” a Falk em “Identity and the museum visitor experience” (2009) e Greenberg, Reesa, Fergson e “Thinking about exhibitions” (1996). Este trabalho compreende um recorte da revisão bibliográfica da pesquisa qualitativa para tese.
 



Resumo Inglês:

The relationships established between contemporary art museums and their audiences, concern all the staff of professionals involved, also covering aspects of the museum's educational sector. This essay presents an excerpt from the thesis, entitled “Environmental perception in museums landscapes of contemporary art: the legibility of the museums Inhotim / Brasil and Serralves / Portugal evaluated by the public / visitor”, defended in 2014 at PPGAU UFRN, addressing aspects related to interaction between the public and Inhotim. We refer to Falk's “interactive experience model” in “Identity and the museum visitor experience” (2009) and Greenberg, Reesa, Fergson and “Thinking about exhibitions” (1996). This workcomprises a section of the bibliographic review of the qualitative research for thesis.



Resumo Espanhol:

Las relaciones que se establecen entre los museos de arte contemporáneo y sus públicosconciernen a todo el personal de profesionales implicados, abarcando también aspectos del sector educativo del museo.Este ensayo presenta un extracto de la tesis, titulada “Percepción ambiental en paisajes de museos de arte contemporáneo: la legibilidad de los museos Inhotim / Brasil y Serralves / Portugal evaluados por el público / visitante”, defendida en 2014 en PPGAU UFRN, abordando aspectos relacionados a la interacción entre el público y Inhotim.Tomamos el “modelo de experiencia interactiva” de Falk como referencia en “La identidad y la experiencia del visitante del museo” (2009) y Greenberg, Reesa, Fergson y “Pensando en las exposiciones” (1996).Este trabajo comprende un apartado de la revisión bibliográfica de la investigación cualitativa para tesis.