Entre a atriz e a performer: a visibilidade feminina construindo um corpo em arte

Urdimento

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta - 1907 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035-901
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/index
Telefone: (48) 3664-8353
ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Entre a atriz e a performer: a visibilidade feminina construindo um corpo em arte

Ano: 2022 | Volume: 2 | Número: 44
Autores: Ronaldo Záphas, Isabela Augusto Rosa
Autor Correspondente: Ronaldo Záphas | [email protected]

Palavras-chave: atuação teatral, ação performativa, visibilidade feminina

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo tem o interesse de compreender como pode acontecer a construção de um corpo em arte, nos possíveis limites entre uma atuação teatral e uma ação performática. Limita-se a explorar essa temática através de algumas vozes femininas inseridas no campo teatral e performático. O principal foco na investigação desses materiais se deu pela observação do trabalho corporal de mulheres, a partir de seus corpos em cena, objetivando uma visibilidade feminina e suas questões. Assim, usa-se como materiais de análise a peça Tem alguém que nos odeia – que engloba a representatividade lesbo-feminina –, e a performance intitulada 6 minutos, que trata de questões a respeito do aborto.



Resumo Inglês:

This article intend to understand how can occur the construction of a body in art, in the possible limits between a theatrical performance and a performative action. It limits to explore this questioning through some female voices inserted in the theatrical and performative field. The main focus in the investigation of these materials was the observation of women's body work, from their bodies on stage, aiming to a female visibility and their questions. Thus, were used as materials for analysis the piece “Tem alguém que nos odeia” – that encompasses lesbo-female representation – and the performance entitled “6 minutos” which deals with questions about abortion.



Resumo Espanhol:

Este artículo se interesa por comprender cómo puede ocurrir la construcción de un cuerpo en el arte, en los posibles límites entre una representación teatral y una acción performativa. Se limita a explorar este tema a través de algunas voces femeninas insertas en el campo teatral y performativo. El foco principal en la investigación de estos materiales fue la observación del trabajo corporal de las mujeres, a partir de sus cuerpos en el escenario, con el objetivo de una visibilidad femenina y sus preguntas. Así, se utiliza como materiales de análisis la obra de teatro Tem alguém que nos odeia – que engloba la representación lésbico-femenina – y la performance 6 minutos, que trata cuestiones relativas al aborto.