Entre biomas y embriones: las imágenes de la “vida” en el catolicismo brasileño

Ciencias Sociales y Religión

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ISSN: 1982-2650
Editor Chefe: Ronaldo de Almeida
Início Publicação: 01/12/1999
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: Ciência política, Área de Estudo: História, Área de Estudo: Sociologia, Área de Estudo: Teologia

Entre biomas y embriones: las imágenes de la “vida” en el catolicismo brasileño

Ano: 2023 | Volume: 25 | Número: Não se aplica
Autores: Godoy, Adriano
Autor Correspondente: Adriano Godoy | [email protected]

Palavras-chave: Activismo socioambiental, Activismo contra el aborto

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo tem como ponto de partida a composição imagética do baldaquino da “vida” na Basílica Nacional de Nossa Senhora Aparecida (Aparecida, SP). Recorrendo metodologicamente à sobreposição entre religião e mídia, considero aquele templo um lugar privilegiado para a investigação antropológica sobre o catolicismo institucionalizado. Assim, para analisar as formas pelas quais a “vida” é imaginada religiosamente, viso explorar as redes de engajamento que constroem e dão as múltiplas formas da “vida” no catolicismo brasileiro. Nessa direção, faço uma seleção de algumas das formas pelas quais essa “vida” é materializada religiosamente em outros contextos brasileiros nos quais biomas e embriões também se tornam protagonistas imagéticos: os ativismos socioambientais e os ativismos antiaborto. Longe de almejar definir cosmologicamente a “vida” enquanto uma categoria católica metafísica, tenho o intuito de mapear as disputas que certas imagens são capazes de mediar no ativismo católico contemporâneo – seja pela sua sacralidade, seja pela sua politização.



Resumo Espanhol:

 Este artículo toma como punto de partida la composición de la imagen del dosel de la “vida” en la Basílica Nacional de Nuestra Señora Aparecida (Aparecida, São Paulo, Brasil). Recurriendo metodológicamente a la superposición entre religión y medios, considero ese templo un lugar privilegiado para la investigación antropológica sobre el catolicismo institucionalizado. Así, para analizar las formas en que la “vida” es imaginada religiosamente, busco explorar las redes de compromiso que construyen y dan las múltiples formas de “vida” en el catolicismo brasileño. En esa dirección, hago una selección de algunas de las formas en que esta “vida” se materializa religiosamente en otros contextos brasileños en los que biomas y embriones también se vuelven protagonistas imagéticos: el activismo socioambiental y el activismo antiaborto. Lejos de pretender definir cosmológicamente la “vida” como una categoría católica metafísica, pretendo mapear las disputas que ciertas imágenes son capaces de mediar en el activismo católico contemporáneo, ya sea por su sacralidad o por su politización.