Demonstramos os protestos e os rumores dos evangélicos brasileiros nas eleições
2010. Apontamos para um messianismo moderno em estruturas de poder dos pastores
fundamentalistas. Buscamos embasar teoricamente esse messianismo evangélico. Esse
esforço foi possÃvel a partir de supostos conhecidos por estudiosos da história e das
ciências humanas. Sinalizamos uma forma atualizada de maniqueÃsmo que dominou e
obscureceu o debate polÃtico dos evangélicos e as elites polÃticas brasileiras no referido
ambiente eleitoral entre Deus, Diabo e Dilma.
We demonstrate the protests and rumors of Brazilian evangelicals in elections 2010. We
point to a messianism in modern power structures of fundamentalist pastors. We seek
to explain theoretically this evangelical messianism. This effort was made possible from
supposed known to scholars of history and the humanities. Signaled an updated form of
manichaeism that dominated and overshadowed the political debate of evangelicals and
political elites in that Brazilian electoral environment between God, Devil and Dilma.
Demostramos que las protestas y rumores de evangélicos brasileños en elecciones
2010. Apuntamos a un mesianismo en las estructuras de poder modernas de pastores
fundamentalistas. Tratamos de explicar teóricamente este mesianismo evangélico. Este
esfuerzo ha sido posible a partir de supuestos conocidos por los estudiosos de la
historia y las humanidades. Demostramos una forma actualizada de maniqueÃsmo que
dominaba y ensombrecido el debate polÃtico de los evangélicos y las élites polÃticas en
ese ambiente electoral brasileño entre Dios, Diablo y Dilma.